Logo depois da aprovação da lei espanhola que equipara as uniões homossexuais ao matrimônio, o Cardeal Camerlengo Eduardo Martínez Somalo, pediu aos Reis, altos membros do Governo e políticos, que na Espanha se conserve e acrescente o patrimônio da dignidade humana pessoal e familiar.

Em um jantar oferecido na Embaixada da Espanha na Santa Sé, o Cardeal espanhol pediu que no país peninsular "conservem-se sempre e se acrescentem o patrimônio da dignidade humana pessoal, familiar e social, os autênticos valores éticos naturais e religiosos que pertencem à mesma essência da pessoa e derivam de nossas genuínas raízes humanas e vivências espirituais".

Para o Cardeal Camerlengo, "não pode existir um autêntico progresso integral se o material não está estimulado e vivificado pelo espírito". "Quem tenta construir um mundo sem Deus –como recordava tantas vezes João Paulo II– acaba construindo um mundo contra o homem", acrescentou o Cardeal.

Além dos Reis, estavam presentes no jantar os ministros Miguel Angel Moratinos, José Bono e Juan Fernando López Aguilar. Entre os políticos se encontravam o presidente do Partido Popular, Mariano Rajoy, além de Angel Acebes, Eduardo Zaplana e Jorge Fernández.

Em sua intervenção, a cujo texto teve acesso a rede COPE, o Cardeal Martínez Somalo agradeceu a presença dos Reis tanto no funeral do Papa João Paulo II como na entronização de Bento XVI.