Assim deu a conhecer Eduardo Hertfelder, presidente do IPF, que explicou que a iniciativa coincide com o 10º aniversário do Ano Internacional da Família. 

Segundo Hertfelder, existe uma sensibilização crescente –embora ainda insuficiente– por parte das administrações autonômicas sobre a necessidade de ajudar a promover a instituição familiar. 

Entretanto, acrescentou que esta mudança de mentalidade é ainda muito tímida já que, o que implementam são, geralmente, medidas de caráter isolado e assistencial e sem 'perspectiva de família'. 

O presidente do IPF explicou o Prêmio tem como objetivo incentivar a que as administrações realizem cada vez mais políticas públicas com perspectivas de família, ativas e preventivas.

Segundo informou o IPF, serão entregues dois prêmios. O primeiro será à “Comunidade Autônoma com melhor perspectiva de família do ano”, que será entregue àquela comunidade que tiver desenvolvido de maneira global uma melhor política familiar. O prêmio valorizará tanto medidas econômicas como sociais, jurídicas, culturais, fiscais, etc.

O segundo é um Prêmio à “Melhor iniciativa de família do Ano”, que se dado àquela comunidade que tiver implementado a melhor iniciativa ou medida de promoção à família.

Por último, informou-se que o jurado, integrado por diversos representantes da sociedade civil, decidirá os ganhadores dos prêmios em base à publicação do Informe Anual de ‘Ajudas às Famílias por parte das Comunidades Autônomas’, que elabora o Instituto de Política Familiar (IPF) e que compara as diversas atuações que realizam as Comunidades autônomas sobre a Família.