Diante dos cinco mil alemães que chegaram ao Vaticano para acompanhá-lo na Missa de inauguração de seu pontificado, o Papa Bento XVI revelou que durante o Conclave, quando as votações o assinalavam como possível sucessor de João Paulo II, rezou para que elegessem "alguém mais forte".

"Quero lhes dizer algo do conclave sem violar o segredo: Nunca pensei ser eleito nem fiz nada para que assim fosse, mas quando lentamente o desenvolvimento das votações fazia entender que a 'guilhotina' aproximava-se e me olhava , pedi a Deus que me evitasse esse destino", afirmou o Pontífice.

"Rezei ao Senhor para que escolhesse alguém mais forte que eu, mas nessa oração evidentemente Ele não me escutou", disse diante de seus compatriotas reunidos hoje na Sala Paulo VI.

O novo Papa relatou que tinha uma carta enviada por um sacerdote alemão, recordando-lhe o que ele mesmo disse na Missa do funeral de João Paulo II, quando citou as palavras de Jesus a Pedro e lhe pedia que se o Senhor lhe dirigisse "aquele 'segue-me', não poderia me negar ao chamado".

"Os caminhos do Senhor não são cômodos, mas não somos feitos para a comodidade, e portanto só pude dizersim à eleição", afirmou em sua mensagem improvisada em alemão. "Pensava que meus trabalhos nesta vida tinham finalizado e que me esperariam anos de mais tranqüilidade", acrescentou.

Diante dos gritos de "Bento, Bento" em italiano e alemão, o Pontífice assinalou que "estou em Roma há 23 anos, mas sou da Baviera" e logo se desculpou com humor por ter chegado com atraso à entrevista. "Já sei que os alemães estão acostumados a ser muito pontuais", indicou.