A Conferência Episcopal Boliviana (CEB), agradeceu através de um comunicado a todas as pessoas que colaboraram na realização da recente visita do Papa Francisco ao país, a qual deixou “desafios importantes” que exigem pôr em prática as mensagens do Santo Padre.

“A visita do santo Padre, nos deixa a todos nós, desafios importantes que nos comprometem a seguir trabalhando pela construção do Reino de Deus, procurando e promovendo a reconciliação e a renovação em nosso povo”.

“Também nos exige pôr em prática sua mensagem no nível eclesial e de outros grupos, nos exige continuar dialogando com todos os setores da sociedade, respeitando as diferenças para obter objetivos comuns, para o bem do povo boliviano”, expressaram os bispos por meio de um comunicado no dia 20 de julho.

O Papa Francisco esteve na Bolívia entre os dias 8 e 10 de julho. “Uma semana depois da visita do Santo Padre ao nosso país, com o coração emocionado, o espírito reconciliado e renovado por sua corajosa presença e pela forma que nos impulsionou a que vivamos com maior compromisso a nossa fé, através das mensagens que nos deixou, queremos manifestar nossa gratidão” às autoridades bolivianas, sacerdotes, religiosos, seminaristas e milhares de voluntários.

Finalmente, após encorajar o anuncio do Evangelho, “especialmente aos excluídos pela ‘cultura do descarte’”, os bispos convidaram a seguir o exemplo de Maria e agradecer a Deus Pai por todas as bênçãos recebidas durante estes dias.