O Santuário de São Sebastião, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi elevado a Basílica Menor. No dia 17 de julho, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos autorizou o decreto que concede o título à Igreja que fica localizada no bairro Tijuca.

O presidente do Dicastério, Cardal Robert Sarah, enviou uma carta ao Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, na qual comunica a autorização

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos autorizou no dia 17 de julho, o decreto que concede o título de Basílica Menor ao Santuário São Sebastião, situado na Tijuca, no Rio de Janeiro.

“A concessão deste título a esta importante Igreja, intensificando o vínculo particular com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, quer promover a sua exemplaridade como verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral na Diocese”, afirma o comunicado.

Uma Basílica Menor é uma Igreja com o título concedido pelo Papa, considerada importante por diferentes motivos, tais como: veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração.

O Santuário São Sebastião, no Rio de Janeiro, é administrado pelos Frades Capuchinhos, e foi declarado arquidiocesano neste ano, durante as comemorações pelo dia do padroeiro, em 20 de janeiro. Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes também declarou o templo como “especial valor afetivo para os cariocas”. A Igreja possui a guarda de três relíquias: o marco de fundação, os restos mortais do fundador da cidade, Estácio de Sá, e a imagem histórica de São Sebastião, que foi trazida por ele.