“Ele cura os corações atribulados e enfaixa suas feridas”, sob este tema acontece a 17ª edição do Acampamento PHN – Por Hoje Não!, promovido pela Comunidade Canção Nova. Em entrevista a ACI Digital, o idealizador do movimento PHN e apresentador do programa de mesmo nome, Dunga, explicou a proposta desse evento e destacou a centralidade da misericórdia. “Vamos realmente dobrar nossos joelhos e fazer de tudo para que os corações desses jovens sejam curados e suas feridas sejam enfaixadas”, afirmou.

O Acampamento PHN teve início na noite de quarta-feira, 15, e segue até o domingo, 19. Para os cinco dias, a expectativa é de participação de 150 mil pessoas.  A abertura foi com a Santa Missa presidida por Padre Róger Luís, da Comunidade Canção Nova.

A programação conta com Adoração ao Santíssimo, terço, grupos de oração e shows com Missionário Shalom, Nilton Júnior, Eros Biondini, Dunga, Acústicos com Abner Santos, Bruno Camuratti e Juninho Cassimiro, e luau com Braiss Oss, entre outras apresentações.

A seguir, confira a entrevista com o missionário da Canção Nova, Dunga:

ACI Digital - O que motivou a escolha do tema “Ele cura os corações atribulados e enfaixa suas feridas”?

Dunga - O tema surgiu de uma conversa com um dos nossos funcionários mais simples e que está conosco há muitos anos, logo depois do programa PHN, que eu apresento toda terça-feira. Eu já estava perguntando a Deus o tema do próximo Acampamento PHN e, na simplicidade dele, esse funcionário que nós conhecemos aqui como ‘Mi’ me disse: “Dunga, Deus quer curar os corações da juventude que aqui vem! Quer cuidar as feridas de cada um deles”. E no silêncio da madrugada, depois de um programa PHN, considerei isso uma grande inspiração de Deus. Realmente faz muito sentido, porque o coração do jovem precisa ser curado antes dele se tornar adulto. O jovem curado significa um adulto brilhante que vai construir um futuro para ele, para as pessoas que estão ao lado dele. Enfim, esse tema vem ao encontro do atual momento da juventude no Brasil assolado pela droga, prostituição e violência. Vamos realmente dobrar nossos joelhos e fazer de tudo para que os corações desses jovens sejam curados e suas feridas sejam enfaixadas.

ACI Digital - Qual será o enfoque dado à misericórdia neste acampamento?

Dunga - A misericórdia tem que estar em toda a nossa pregação e em nossas músicas, porque sem a misericórdia nós não conseguimos exercer a condição de filhos de Deus, porque o filho depende do pai. O filho está na condição de pedir tudo ao pai. O pai vai liberando o filho de acordo com o crescimento dele. Mas, a misericórdia tem que estar presente em nosso discurso, porque ninguém está livre de errar, de cair, das armadilhas da vida, e todos nós em algum momento da vida somos passíveis de erros e quedas. Então, a misericórdia realmente está presente em todas as palestras, em todas as músicas, em todos os discursos. Esse coração de Deus, o coração aberto de Jesus é o esconderijo de todos aqueles que acreditam na misericórdia.

ACI Digital - Será o primeiro acampamento depois da inauguração do Santuário do Pai das Misericórdias? Quais atividades acontecerão lá?

Dunga - É o segundo grande evento depois da inauguração do Santuário do Pai das Misericórdias. Quando foi inaugurado esse santuário, nós sentimos que a linguagem Canção Nova iria ser mudada para uma linguagem ainda mais misericordiosa. Eu tenho certeza que esse Acampamento é fruto da inauguração desse Santuário. É o Pai querendo abraçar todos os seus filhos, filhos pródigos, que gastaram a herança e agora precisam voltar para a casa do Pai; retornar ao dia a dia da casa do Pai. Não tenho dúvida que esse vai ser um Acampamento que marcará realmente esse tempo novo na Canção Nova. Toda a programação do Acampamento PHN 2015 será realizada no Centro de Evangelização e no Rincão do Meu Senhor dentro da Canção Nova. No Santuário a programação permanecerá com as missas realizadas de manhã e à tarde como pode ser conferido no site: www.santuario.cancaonova.com

ACI Digital - Haverá na programação algum momento especial para confissões?

Dunga - A Canção Nova tem um grande espaço para as confissões. O confessionário, ao lado da Ermida Mãe Rainha, estará atendendo na quinta-feira e sexta-feira das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. No sábado, também a partir das 8h até às 11h, e à tarde das 13h30 às 15h30. Por fim, no domingo no período da manhã das 8h às 11h. O sacramento da reconciliação é muito procurado, porque as pessoas têm essa necessidade de realmente estar em paz que significa estar reconciliado com as pessoas, consigo próprio e também com Deus. É realmente uma dádiva de Deus podermos ministrar por meio dos nossos sacerdotes esse sacramento para as pessoas que vêm, escutam as pregações, são tocadas, são chamadas à conversão e o primeiro passo concreto, justamente é a confissão. E é lindo ver os jovens querendo essa paz interior através da reconciliação. Então, com certeza, é um espaço e momento privilegiado aqui no Acampamento PHN.

ACI Digital - Em termos de evangelização, como podemos resumir o PHN?

Dunga - O PHN é uma linguagem simples, direta e radical. O dia de ontem não existe mais, o dia de amanhã não está pronto ainda, portanto, só temos o dia que se chama "hoje". Muitas pessoas por remorso do dia anterior, e medo do dia seguinte, acabam não vivendo o único dia que se chama "hoje". É uma perda irreparável, porque, justamente, no único dia que temos, nós não conseguimos dar o nosso melhor e, ao contrário, acabamos nos envolvendo com situações de pecado. Pecado, literalmente falando, significa "erro de alvo"; imagine um jovem errando o alvo a vida toda. É uma lástima. Ele não constrói a sua vida. Então o PHN hoje é uma linguagem que o jovem entende, direta, que tem raiz, portanto, radical, não radicalista, mas é uma linguagem que agrada. O jovem está atrás de respostas coerentes e nós aqui na Canção Nova, através do PHN, damos ao jovem respostas coerentes para que ele no futuro se torne uma pessoa do bem, que ele aprenda a construir a sua própria vida, tomar suas decisões, fazer grandes escolhas, grandes discernimentos. O PHN é sem dúvida uma ferramenta hiper eficaz para a evangelização da juventude.