Durante o voo de retorno à Roma, os jornalistas perguntaram ao Papa Francisco sobre o “segredo” da energia que demonstrou durante a exigente viagem à América do Sul. O Santo Padre brincou: “Você quis dizer qual a minha droga? Essa era a pergunta! ”, disse rindo ao jornalista.

O Pontífice assinalou à imprensa: “Embora o mate me ajude, não provei coca, que isso fique claro”, declarou despertando risadas entre os profissionais presentes no voo à Itália.

A saúde do Papa foi uma constante preocupação para a imprensa, particularmente durante a sua extenuante e longa viagem à América Latina. A cada noite, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, desmentia falsos rumores sobre alguma doença ou um severo cansaço do Santo Padre.

Durante a visita do Papa ao Equador, o Pe. Lombardi destacou: “Sempre ficamos surpresos com o que o Papa consegue fazer, levando em consideração a sua idade, é incrível”.

Nem na Bolívia o Santo Padre sofreu o mal da altura, o qual muitos temiam.

Em seguida o Pe. Lombardi disse: “Nesse país, não teve problemas com a altura. Foi problema para outros, mas não para o Papa Francisco”.

O porta-voz vaticano recordou durante a viagem do Papa ao Equador, Bolívia e Paraguai que “o Santo Padre sempre diz que sua boa saúde não é natural, nem é normal, é uma grande graça de Deus que o ajuda, para desenvolver seu ministério, para realizar bem seu serviço aos povos que visita”.