O porta-voz vaticano Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, explicou que a pedido do Papa Francisco o encontro com os Bispos do Equador seria realizado de maneira privada.

“O Santo Padre deseja, durante esta viagem, encontros informais e não públicos, porque deseja dar aos Bispos a total responsabilidade de expressar-se, se tiverem perguntas, se tiverem sentimentos que desejam expressar ao Papa”, assinalou o Pe. Lombardi em coletiva de imprensa, na noite do dia 7 de julho.

Pe. Lombardi assinalou que “todos os Bispos equatorianos têm que estar totalmente tranquilos para falar com o Papa como pastor universal de maneira privada”.

“Sem televisão, sem rádio, nem difusão deste encontro, para que possam ter um diálogo completamente tranquilo”, assinalou o sacerdote.

Pe. Lombardi destacou: “O diálogo entre os bispos e o Santo Padre não se trata de coisas revolucionárias ou terríveis, são diálogos muito fraternos, muito paternos, pastoral para a Igreja”.

“Tivemos uma boa conversa, durou aproximadamente uma hora”, disse o porta-voz vaticano, e recordou que “a Papa fez uma pequena introdução e depois houve um momento de pergunta de diferentes Bispos sobre os problemas pastorais, formação do clero, muitas coisas interessantes, no qual o Pontífice respondeu com seu estilo de experiência pastoral e viva”.

O porta-voz vaticano assinalou que “na Bolívia e no Paraguai também serão realizados encontros privados com os Bispos, pois este é um método, o Papa necessita deste encontro".