O Ministério da Saúde da Espanha está terminando um informe sobre o custo que representaria para o Estado a distribuição gratuita em todo o país da pílula do dia seguinte.

Fontes do ministério que dirige Elena Salgado explicaram que a idéia da ministra Elena Salgado e do secretário geral da Saúde, Fernando Lamata, é apresentar o informe no Conselho Interterritorial de Saúde e firmar um pacto com todas as autonomias a oferta gratuita do abortivo às mulheres, sob controle médico.

O anúncio se deu depois de que o Governo de Madri, liderado por Alberto Ruiz-Gallardón, anunciara há alguns dias sua intenção de oferecer em breve às mulheres a pílula sem custo adicional algum para os usuários.

Fontes da Direção Geral de Coesão do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e Alta Inspeção –entidade dependente de Saúde encarregada de apresentar o informe nesta sexta-feira-, indicaram que Salgado conta com o apoio de todos os conselheiros de Saúde das comunidades dirigidas pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).