O Bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE), Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, 8, Bispo da Diocese de Sobral (CE).

Dom José Luiz nasceu em Garanhuns (PE), em 12 de maio de 1963. Estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Foi ordenado presbítero em dezembro de 1989. Em 2008, como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, obteve o diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Atestado de Qualificação em Formação Vocacional pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Quando padre, foi reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco, e presidente do da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB) do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Foi nomeado Bispo auxiliar de Fortaleza pelo Papa Bento XVI, em março de 2012. Recebeu a ordenação episcopal em junho do mesmo ano.

Seu lema episcopal é Pasce Oves Meas (Apascenta as minhas ovelhas), tirado do Evangelho de João 21,17, como fonte de inspiração, que orienta a missão do Pastor.