“De onde me vem esta honra de vir a mim o Vigário de Cristo”, disse o Pe. Paquito ao ser consultado sobre como receberia o Papa Francisco quando o visitasse em Guayaquil (Equador). O sacerdote jesuíta, dentro de poucos dias completará 91 anos, está muito entusiasmado de encontrar-se com seu velho amigo.

O Pe. Francisco Cortês, mais conhecido como Pe. Paquito, nasceu em Málaga (Espanha), no dia 10 de julho de 1924 e chegou ao Equador em 1963, servindo desde então no Colégio Javier, em Guayaquil.

Segundo o jornal equatoriano ‘El Universo’, no princípio da década de 80, o sacerdote conheceu o Pe. Bergoglio, quando era provincial dos jesuítas argentinos e realizou uma visita ao Equador, pois estava procurando um lugar para enviar seus noviços.

Anos depois, reuniram-se novamente e logo o Pe. Paquito viajou à Argentina para a ordenação sacerdotal de alguns jesuítas que ele acompanhava no Equador.

Em 2014, segundo o jornal ‘The Wall Street’, o Papa Francisco teve um encontro inesperado em Roma com a doutora do Pe. Paquito, Maria Panchana, e lhe perguntou: “Como está Paquito? Manda-lhe minhas saudações e diga-lhe que logo o visitarei”, recordou a Dra. Panchana.

Em fevereiro deste ano, César Pérez, editor do jornal ‘El Universo de Guayaquil’, apresentou ao Santo Padre, no Vaticano, um vídeo de celular, no qual o Pe. Paquito saudava seu velho amigo. O Papa Francisco manifestou que queria visitar Paquito, foi quando o jornalista lhe respondeu: “Então terá que ir à Guayaquil”.

O sacerdote jesuíta, Pe. Francisco Cortês, sofre do coração e permanentemente está em contato com os médicos.

"Dizem que quer falar comigo, não sei do que será… Logo que foi nomeado Papa me mandou mais de cinco recados de que me saudassem pessoalmente. Não ao Pe. Francisco Cortês, mas ao Pe. Paquito", afirmou o sacerdote à agência AFPE.

"Para mim, este é um ato de humildade deste homem, lembrar-se de uma pessoa sem nenhum mérito e nada especial, insistiu em querer visitar-me ", acrescentou Pe. Paquito.

O encontro está previsto para esta terça-feira, 6, no Colégio Javier, lugar no qual o Papa Francisco almoçará com seus irmãos jesuítas.