Rumo ao Equador, o Papa Francisco enviou vários telegramas aos presidentes, mandatários e chefes de estado de cinco países que sobrevoou.

O Pontífice escreveu aos líderes da Espanha e Portugal, assim como aos mandatários da Itália, Colômbia e Venezuela.

Em suas breves mensagens, o Santo Padre assegura a oração por cada uma destas nações e pede uma convivência pacífica.

Ao Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, Francisco expressou: “Desejo manifestar meu afeto e proximidade ao povo venezuelano” e pede ao Senhor “abundantes graças que o ajudem a progredir cada vez mais na solidariedade e na convivência pacífica”.

No texto ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, o Papa disse: “Peço para que todos os colombianos recebam abundantes graças que os permitam progredir em valores humanos e espirituais que os caracterizam, desejando-lhes ao mesmo tempo uma prosperidade crescente e uma convivência pacífica”.

No texto enviado ao Presidente da República Italiana, Sergio Mattarela o Pontífice assegurou: “Expresso-lhes meus desejos pelo bem-estar espiritual, civil e social para o povo italiano”.

Ao Rei da Espanha, Felipe VI, o Santo Padre disse: “Ao sobrevoar o território espanhol para começar minha visita pastoral ao Equador, à Bolívia e ao Paraguai, desejo enviar uma cordial saudação à Vossa majestade e à Rainha, e renovar meu afeto e proximidade ao povo espanhol, pedindo-lhe ao Senhor abundantes Graças e um crescente progresso espiritual e social e a convivência pacífica”.

Por sua parte, ao Presidente de Portugal assegura invocar “benevolência divina para que a nação seja consolidada na esperança e na alegria de viver em harmonia e bem-estar entre todos os seus filhos”.

Confira o programa completo do Pontífice no Equador, na Bolívia e no Paraguai: http://www.acidigital.com/americadosul2015/