O Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, declarou à imprensa que já apresentou ao Papa Bento XVI um projeto sobre um compêndio de Doutrina Social da Igreja para seu país, ao tempo que o convidou  a visitar o México.
"Saudei o Papa em nome de todo o povo mexicano, disse-lhe que continuaremos seguindo-o", disse o Cardeal, logo depois de participar da reunião que Bento XVI teve com os cardeais no Vaticano. Relatou à imprensa que o Papa estava muito contente com a apresentação do projeto.
O Cardeal Rivera recordou que Bento XVI tinha sido já convidado a visitar o México pelo Presidente Vicente Fox e considerou também que outro motivo para convidar ao Pontífice ao México poderia ser a programada canonização de mártires mexicanos, em dia ainda por determinar.
O Cardeal se referiu ao novo Papa como " um homem sensível, afável e de uma grande espiritualidade. É a pessoa apropriada para as exigências do momento, por sua grande capacidade de diálogo com o mundo, com as outras religiões e com os jovens".
Deste modo, disse que antes da eleição do Bento XVI estava seguro de que o conclave não duraria muito. "Sabia que teríamos encontrado logo um acordo unânime sobre a pessoa justa", disse o Cardeal Rivera, e recordou que no momento da eleição do Cardeal Ratzinger como sucessor do Pedro "houve uma explosão de alegria. Aceitou imediatamente e informou que tinha eleito o nome do Bento XVI", comentou.
Previamente, o vice-presidente da Conferência Episcopal Mexicana e Arcebispo da Morelia, Dom Alberto Suárez Inda, fez votos para que o Papa Bento XVI atenda os convites feitos pelo Cardeal Rivera e pelo presidente Vicente Fox para visitar o México.
O Arcebispo se congratulou pela nomeação do Cardeal Ratzinger como sucessor do João Paulo II e disse que com ele se dará continuidade ao anterior papado. Disse estar seguro que Bento XVI "virá a nos dar uma riqueza muito grande com sua palavra e testemunho".