A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Educação a Distância (EAD) Século 21 elaborou um projeto inovador voltado para comunicadores da Igreja. É o curso “A Comunicação na Ação Evangelizadora – Aprofundamento do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”.

O lançamento oficial será no dia 16 de julho, durante o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá entre 15 e 19 de julho, em Vitória (ES).

Na segunda-feira, 29, aconteceu o pré-lançamento, com a divulgação do hotsite que traz informações sobre o curso – www.rs21.com.br/pascom. Além disso, em um vídeo, o comunicador Pe. Agnaldo José explica os detalhes do projeto.

O curso foi elaborado com base no Documento 99 da CNBB, “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”, e visa a ampliar o entendimento sobre o conteúdo apresentado nas mais de 180 páginas do livro.

As aulas foram gravadas por especialistas em comunicação, catequese e Igreja, como Irmã Élide Fogolari, Pe. Clóvis Andrade de Melo; os jornalistas Everton Barbosa e Ir. Diego Joaquim, C.Ss.R; a doutora em Teologia, Irmã Vera Ivanise Bombonatto, fsp; a doutora em Comunicação, Rosane da Silva Borges; e outros convidados comunicadores do Brasil.

O curso é indicado para: agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom); funcionários de TVs, rádios, revistas, jornais, webtvs, webrádios; Bispos, Padres e religiosos; pesquisadores, membros de comunidades e leigos que trabalham em qualquer tipo de pastoral que utiliza dos meios de comunicação.

No site de pré-lançamento, é possível realizar o cadastro para receber informações exclusivas sobre o curso, além de vídeos e infográficos sobre o tema.

A carga horário total do curso é de 120 horas, com conteúdo multimídia, dividido em nove módulos: A comunicação numa perspectiva global; Apresentação geral do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil; Fundamentação bíblico-teológica da comunicação; Espiritualidade do comunicador; Pastoral digital: a evangelização na web; Comunicação na Liturgia: comunicar bem para celebrar bem; Comunicação na Catequese; Práticas educomunicativas nos seus vários âmbitos; Pastoral da Comunicação: fundamentos e práticas.

Após conclusão de todos os módulos, o aluno receberá o certificado de conclusão como Extensão Universitária pelo Centro Universitário Claretiano.