Percorrendo as Arquidioceses e Dioceses de todo o Brasil, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida seguirá no sábado, 4, para o Rio de Janeiro. Essa peregrinação pelo país é realizada em preparação à celebração dos 300 anos do encontro imagem no rio Paraíba do Sul. A réplica chegará à capital carioca no domingo, 5, quando haverá a Missa de envio de missionários como ato concreto do Ano da Esperança.

Para celebrar este momento, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, irá ao Santuário Nacional com uma comissão, no sábado. Ele concelebrará a Missa das 9h, que também marca o aniversário de 15 anos da Campanha dos Devotos e será presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Uma grande festa está sendo preparada pelos fiéis cariocas no domingo, a partir das 9h. Faz parte da programação uma Celebração Eucarística às 11h30, presidida pelo Cardeal Tempesta. As atividades acontecem na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Esta celebração se insere no contexto do Ano da Esperança, vivido pela Arquidiocese em 2015, e marca o envio de missionários.

“Jesus disse: 'Como o pai me enviou, eu vos envio'. A exemplo de Jesus Cristo, que nos enviou a anunciar e viver o evangelho, vamos em missão", afirma Dom Orani. A Arquidiocese realizou, neste ano, a preparação dos missionários multiplicadores e da missão piloto na comunidade do Cantagalo.

A presença da Imagem Jubilar de Nossa Senhora nesta celebração tornará o momento ainda mais marcante. Como observa o coordenador de pastoral, Monsenhor Joel Portela, Nossa Senhora Aparecida é a missionária da esperança. “Essa é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao Santuário da padroeira que recebe mais de 10 milhões de peregrinos por ano. Nossa Senhora vem ao encontro daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de visitar o Santuário, porém, a simples presença da mãe de Deus e da Igreja faz com que cada cristão perceba a importância da vontade de Deus, através do ‘sim’ verdadeiro de Maria”, declara.

Até o dia 29 de agosto, a Imagem vai peregrinar pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e retornará ao Santuário Nacional na tradicional romaria arquidiocesana à Aparecida, que acontece há mais de cem anos e foi fixada no último sábado do mês de agosto.

Todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil foram convidadas formalmente pelo Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, a prepararem a visita da Imagem em suas circunscrições eclesiásticas. O convite foi feito durante a 52ª Assembleia Geral da Assembleia dos Bispos do Brasil, realizada em maio do ano passado, no Santuário.

Os Bispos e Arcebispos que desejarem a visita da Imagem Peregrina Jubilar devem entrar em contato com a Reitoria do Santuário Nacional, pelo e-mail [email protected]