O Papa Francisco instituiu no sábado, 27, a Secretaria para a Comunicação do Vaticano através de um Motu Proprio, um decreto assinado por ele mesmo.

Em um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, assegura-se que “o atual contexto comunicativo, caracterizado pela presença e o desenvolvimento dos meios digitais e por fatores de convergência e de interatividade, requer repensar o sistema informativo da Santa Sé”, por isso, “se compromete a uma reorganização que, pondo em valor tudo o que na história se desenvolveu na área da comunicação da Sé Apostólica, proceda decididamente para uma integração e gestão unitária”.

Neste sentido, o Papa Francisco assegurou no documento que decidiu “que todas as realidades, que de diferentes maneiras até hoje se encarregaram da comunicação, sejam reunidas em um novo Dicastério da Cúria Romana, que será denominado Secretaria para a Comunicação”.

Dessa forma, “o sistema comunicativo da Santa Sé responderá sempre melhor às exigências da missão da Igreja”.

O Santo Padre assinalou que institui esta Secretaria “depois de ter examinado relações e estudos, e recebido recentemente o estudo de viabilidade, além de escutado o parecer unânime do Conselho de Cardeais”.

Francisco também designou as pessoas que trabalharão na Secretaria para a Comunicação. O Prefeito será Dom Dario Eduardo Viganò, Diretor do Centro Televisivo Vaticano, e o Secretário Dom Lucio Adrián Ruíz, chefe de escritório do Serviço de Internet. O Diretor Geral será Paolo Nusiner, Diretor Geral do Avvenire, o jornal da Conferência Episcopal Italiana, e o Vice-diretor geral Giacomo Ghisani, Chefe de Escritório das Relações Internacionais e Assuntos Legais de Rádio Vaticano, e membro do Conselho de Administração do Centro Televisivo Vaticano.

O novo Dicastério se regerá por uma série de normas consignadas no Motu Proprio. Entre elas se estabelece que do novo Dicastério farão parte o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais; a Sala de Imprensa da Santa Sé; o Serviço de Internet; Rádio Vaticano; o Centro Televisivo Vaticano; o periódico oficial da Santa Sé, L’Osservatore Romano; a Tipografia Vaticano; o Serviço Fotográfico; e a editora do Vaticano, a Libreria Editrice Vaticano.

Estes organismos deverão continuar trabalhando em suas atividades, mas atendendo às indicações da nova Secretaria para a Comunicação.

Além disso, o novo Dicastério assumirá a página Web oficial do Vaticano www.vatican.va e a conta no Twitter do Papa, @Pontifex.

A Secretaria iniciou suas funções na segunda-feira 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo.