O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela destacou que o pontificado do Bento XVI estará marcado por "a revitalização cristã das raízes da Europa", ao tempo que definiu ao novo Pontífice como "o Papa da reconciliação e da paz".

Em uma carta dirigida aos paroquianos com ocasião do início do pontificado do Bento XVI, o Cardeal fez um chamado a responder "com uma atitude de obediente comunhão" a suas propostas de futuro.

Estas, assinalou o Cardeal, fundamentam-se em "antepor a Cristo a todas as coisas", "viver toda a riqueza espiritual do Sacramento da Eucaristia" e "oferecer a luz de Cristo e não a própria na ação evangelizadora, especialmente no diálogo com os jovens".

Do mesmo modo, e em concordância com o assinalado por centenas de pastores da Igreja, o Cardeal ressaltou em sua missiva que "as vozes críticas e discordantes" com o novo Papa "não conseguiram embaçar nem perturbar este ambiente de reconhecimento agradecido e de desejo de bons augúrios para um novo futuro de concórdia e de paz".

Finalmente, o Cardeal pediu a todos rezar pelo pontificado do Bento XVI, "pela fecundidade evangélica de seu ministério para o bem da Igreja e de todos os homens, sobre tudo dos mais necessitados da graça misericordiosa do Senhor e do amor fraterno dos cristãos no corpo e na alma".