Os católicos na Ásia e África começaram a saudar o Papa Bento XVI e esperam que o Pontífice mantenha os ensinamentos e os valores tradicionais da Igreja.

Um representante do Cardeal filipino Jaime Sin –quem por enfermidade não pôde participar do Conclave– comentou que o Cardeal recebeu com satisfação a eleição do novo Santo Padre.

Por sua parte, o prefeito de Manila e líder pro-vida, Lito Atienza, mencionou que com certeza o Papa Bento XVI seguirá os passos de João Paulo II no concernente à defesa da vida.

Com muita alegria, os católicos da Quênia receberam a notícia do novo Pontífice e se congregaram na celebração de uma Missa na Basílica da Sagrada Família em Nairobi.

O Arcebispo local, Dom Raphael Ndingi Mwana ao Nzeki assinalou que “dada sua proximidade a João Paulo II, esperamos que sua posição seja similar quanto ao aborto e aos métodos de planificação familiar”.

No vizinho país de Uganda, o Presidente Yoweri Museveni afirmou que espera trabalhar de perto com o novo Papa.

A União de católicos da Índia também recebeu efusivamente a notícia da novo Papa. O presidente deste grupo, John Dayal, descreveu-o como “um pilar da paz, um defensor dos direitos humanos e da liberdade de culto” assim como um protetor da vida do não-nascido.

“Como um Papa forte, articulará nossos sentimentos e nossas necessidades em um mundo globalizado como o nosso”, indicou e acrescentou que “ele (o Papa) também trabalhará –disso estamos seguros– para que a Igreja renasça no mundo moderno, particularmente no ocidente”.