Em 2016, a Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas) comemora os 150 anos da entrega do ícone da Mãe do Perpétuo Socorro pelo Papa Pio IX, quando disse: “Façam-na conhecida pelo mundo inteiro”. Em razão desta data, o Superior Geral da Congregação, padre Michael Brehl, convocou um Ano Jubilar de 27 de junho de 2015 até 27 de junho de 2016. No Brasil, locais onde Redentoristas propagam essa devoção se unirão à comemoração jubilar.

No Sul do Brasil, em Curitiba (PR), além do início do Ano Jubilar, o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comemora também os 55 anos do início das novenas na capital paranaense. Em 1960 na Capela Nossa Senhora da Glória, com a chegada dos missionários redentoristas em Curitiba teve início a prática das novenas, e com o crescimento da devoção, viu-se a necessidade de construir uma Igreja maior, o Santuário, que foi inaugurado em 1969.

Segundo informações da Arquidiocese de Curitiba, hoje, a novena feita todas as quartas-feiras pode ser considerada patrimônio cultural da cidade, atraindo todos os anos ao Santuário aproximadamente 2 milhões de pessoas. Neste dia, aproximadamente 35 mil pessoas participaram das 17 novenas realizadas de hora em hora, sendo três delas com a Santa Missa. Além disso, na capital paranaense e na Região Metropolitana, celebra-se a novena em mais de 150 pontos diferentes entre Paróquias, capelas, hospitais, asilos, entre outros, sendo esta a devoção mais conhecida da capital paranaense.

Neste ano, a dupla comemoração em Curitiba teve início no dia 18, com a Festa e Novenário, que tem por tema “Mãe, eis aí o teu filho” (Jo 19,25) e foi aberta pelo Arcebispo Dom José Antonio Peruzzo. No dia 27, a programação inclui carreata, procissão luminosa, novena solene, Missa solene, festa junina e Missa de encerramento.

Já na região Nordeste do país, em Teresina (PI), os Redentoristas são responsáveis há mais de 50 anos por incentivar e divulgar esta devoção. Todas as terças-feiras, cerca de 20 mil pessoas participam das tradicionais novenas na Igreja de São José Operário na Vila Operária, zona norte da capital. No próximo sábado, o início do Ano Jubilar será celebrado com uma novena solene em Honra à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 19h, no Centro de Formação Pastoral.

Ano Jubilar

O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi entregue aos Redentoristas pelo papa Pio IX, no dia 11 de dezembro de 1865, para que sua veneração pública fosse restaurada. Após passar por uma restauração, em 26 de abril de 1866, o ícone foi levado em procissão solene pelas ruas de Roma e entronizada Igreja Santo Afonso, hoje Santuário Internacional desta devoção.

Ao convocar o Ano do Jubileu, o Superior Geral da Congregação, padre Michael Brehl, destacou que a devoção foi se espalhando pelo mundo todo. “De acordo com o que o Papa Pio IX nos exortou, os missionários Redentoristas certamente ‘a fizeram conhecida no mundo inteiro’. Durante os últimos 150 anos, a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acompanhou os missionários Redentoristas em todos os lugares onde estivemos”, assinalou em mensagem a todos da Congregação.

Padre Brehl lembrou que este período deve ser vivido com grande acolhida a Nossa Senhora. “Durante este Ano Jubilar recordamos, mais uma vez, que somos chamados a seguir o exemplo do discípulo amado: acolher Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, ‘em nossa própria casa’ como a acolhemos na Igreja de Santo Afonso em Roma!”, sublinhou.

Até junho de 2016, diversas ações e eventos serão realizados no sentido de divulgar e incentivar à devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sob o lema "Mãe do Perpétuo Socorro, Ícone do Amor!".