Os bispos dos Estados Unidos expressaram sua alegria e esperança logo depois da eleição do Papa Bento XVI como novo Pastor da Igreja universal.

O Arcebispo do Santo Antonio (Texas), Dom José Gómez, observa que o novo Papa é um homem degrande humildade e sabedoria” e acrescenta que “na sua homilia da Missa ao início do Conclave, (o então Cardeal Ratzinger) explicou o que o Papa deve fazer para continuar como seguidor de Cristo e chamou os fiéis à maturidade do Senhor”.

Do mesmo modo, afirma que o novo Papa é um homem santo que trabalhou muito perto de João Paulo II durante anos” e expressa sua confiança em que Bento XVI “continuará, em um espírito de fé e unidade, o caminho para lutar pelas as necessidades da Igreja e o mundo com amor e coragem”.

Por sua parte, o Arcebispo de Seattle, Dom Alex J. Brunett, recebeu com alegria a notícia da eleição do novo Pontífice e indicou que “estamos felizes porque os cardeais eleitores escolheram a um homem de grandes conhecimentos e de vasta experiência na Santa Sé. O Papa Bento XVI é um homem santo e humilde, grande comunicador e muito bom escutando aos outros”.

Dom Brunett também comentou que “o Papa Bento XVI demonstrou que entende claramente nossa necessidade de uma conversão mais profunda. Oramos para que sob a sua guia nos ensine a viver mais integralmente nossa fé católica”.

O Cardeal Theodore McCarrick, quem esteve no Conclave, de Roma declarou que “com os católicos do mundo, alegramo-nos pela eleição do Papa Bento XVI” e considerou um “enorme privilégio” ter sido parte desta eleição. “Tive o privilégio de cumprimentar um velho amigo que agora é nosso novo Santo Padre”, indicou.

O Cardeal comentou que “podemos agradecer a Deus por um brilhante teólogo que  não somente entende a teologia da Igreja mas também a vive e a ama; e que definitivamente será um guia para todos nós nos anos vindouros”.

De outro lado, o Bispo de Fargo, Dom Samuel J. Aquila, disse na sua homilia nessa terça-feira que “Deus continua nos cuidando. Nunca nos abandona. Embora os Papa se sucedem através do tempo, sempre estamos sobre a mesma rocha da fé que é Jesus Cristo”.