Durante a Audiência Geral de hoje, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco recordou que amanhã será publicada sua nova encíclica “Laudato Si’ (Louvado Seja), sobre o cuidado da casa comum”, e pediu que esta seja acolhida por todos “com ânimo aberto”.

Em sua nova encíclica, a segunda de seu pontificado, o Santo Padre fala sobre o tema do cuidado da criação, ou, em suas próprias palavras, “a nossa casa comum”.

“Eu vos convido a acolher com ânimo aberto este documento, que está na linha da doutrina social da Igreja”, pediu o Santo Padre.

Ao fim da Audiência Geral na Praça de São Pedro, o Pontífice disse: “Amanhã, como sabem, será publicada a Encíclica sobre o cuidado da ‘casa comum’, isto é, da criação”.

“Esta nossa ‘casa comum’ – continuou – está sendo arruinada e isto nos prejudica a todos, especialmente os mais pobres”.

O Santo Padre assinalou: “Faço um chamado à responsabilidade, a colaborar na missão que Deus deu ao ser humano com relação à criação: ‘cultivar e cuidar’ o ‘jardim’ que Ele nos deu”.

O título “Laudato Si” remete ao ‘Cântico das Criaturas’ de São Francisco de Assis, o religioso que inspirou o Papa Francisco na escolha do seu nome.