Em umas emotivas palavras de homenagem em nome do Colégio Cardinalício, o Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, desejou ao Papa Bento XVI poder ser como São Bento, o patrono da Europa e de quem o Pontífice tomou o nome.

"Estamos aqui para lhe dizer, Pai Santo, que nos comprometemos para cumprir também nosso mandato, como é aquele de colaborar em Seu ministério pastoral. Muitos de nós tiveram já o modo de lhe manifestar individualmente estes sentimentos imediatamente depois de Sua eleição. Mas era nosso comum desejo expressar em coro, como Colégio Cardinalício, tais propósitos de cordial proximidade", disse o Cardeal Sodano.

Referindo-se à Igreja, o Cardeal afirmou que "nestes dias, fomos testemunhos da assistência que, no curso da história, o Senhor sempre concede a Sua Santa Igreja. É esta uma árvore que cada dia recebe nova vida e cresce vigorosa. Desde que Cristo a plantou, pequeno grão de mostarda, até que hoje, seus ramos frondosos se estenderam até os confins da terra".

O Cardeal Sodano citou em seguida um livro do Papa: "em seu livro ‘O sal da terra’, Sua Santidade afirmava que, no Cristianismo, há sempre possibilidade de novas e vigorosas formas de vida cristã e então dizia ao entrevistador: ‘Pense em São Bento que, para o fim da antigüidade, cria uma forma de vida, graças a qual o Cristianismo consegue alcançar e transformar novos povos’".

"Que o Senhor lhe conceda, Pai Santo, imitar a obra de São Bento pelo bem da Igreja e do mundo!", concluiu.