Andrzej Duda, o novo Presidente da Polônia, surpreendeu a todos com sua rápida reação diante a queda de uma hóstia consagrada no chão, durante a Missa de Corpus Christi celebrada pelo Arcebispo de Varsóvia, Cardeal Kazimierz Nycz.

O Presidente Duda, de 43 anos, é um católico praticante e expressou abertamente sua oposição ao aborto, ao chamado “matrimônio homossexual” e à fecundação in vitro (FIV).

No último domingo, Duda compareceu à Missa que o Cardeal Nycz celebrou ao ar livre, em comemoração da Solenidade de Corpus Christi. Depois da consagração, devido um forte vento uma hóstia caiu do altar. Quando Duda percebeu o que tinha acontecido estava de joelhos e imediatamente se levantou e recolheu com reverência a hóstia para logo entregá-la ao Cardeal e evitar que sofresse algum dano.

Durante sua campanha eleitoral, Andrzej Duda defendeu as tradições e raízes cristãs da Polônia e afirmou: “São essenciais para uma recuperação e ressurgimento do país”.

Depois de ganhar o primeiro turno das eleições polonesas, com 34.76% dos votos, Duda obteve a vitória final nas urnas com o apoio de 51.55% de votantes em 24 de maio deste ano.

Andrzej Duda, o Presidente-eleito da Polônia, assumirá o cargo no próximo dia 6 de agosto. Há alguns dias, após sua vitória nas eleições, se dirigiu à Catedral de Cracóvia e rezou diante do Crucifixo Negro da Rainha Santa Edwiges.

Esse crucifixo, tem aproximadamente 4 metros de altura e foi levado a Polônia pela Santa, ela ficava durante horas rezando diante dele. Em várias ocasiões, a Santa assegurou que o Cristo da imagem lhe falou.

Santa Edwiges foi canonizada em 1997 por São João Paulo II. Há 10 anos, por ocasião de sua beatificação, suas relíquias foram transladadas ao altar no qual está o Crucifixo Negro.