A Igreja na Itália acredita na hipótese de que seja exposto, durante o Jubileu da Misericórdia no Vaticano, o corpo incorrupto do Padre Pio de Pietrelcina, um santo do século XX querido em todo mundo.

Recentemente o jornal Sangiovanirotondonet assinalou: “O corpo do Padre Pio será transladado a Roma com motivo do Jubileu convocado pelo Papa Francisco.

Até a data o Vaticano não confirmou a informação, mas os rumores apontam uma possível exposição de seu corpo a partir do próximo 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinza do Ano Jubilar, que começará em 8 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição, e se estenderá até o dia 20 de novembro de 2016, Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Atualmente o corpo de São Pio de Pietrelcina descansa no santuário de San Giovanni Rotondo, lugar no qual, a cada ano recebe a visita de milhares de peregrinos.

Os rumores do seu traslado aumentaram depois de umas declarações procedentes do Santuário de San Giovanni Rotondo ao jornal italiano ‘Corriere del Mezzo Giorno’: “A exposição do corpo de São Pio no Vaticano é uma hipótese de trabalho, tal como especificou depois dos primeiros rumores por parte do Pe. Federico Lombardi, diretor da sala de imprensa do Vaticano. E como é uma hipótese de trabalho a exposição ainda não foi confirmada”

A primeira exposição do corpo incorrupto do Santo ocorreu há sete anos, do dia 24 de abril de 2008 até o dia 23 de setembro de 2009, naquela ocasião 9,8 milhões de pessoas visitaram o santo. Depois desta impressionante experiência de devoção, em 2013 decidiu-se expor novamente o seu corpo aos fiéis ininterrompidamente em San Giovanni Rotondo.

O Padre Pio, foi proclamado Santo na Praça de São Pedro no Vaticano pelo então Papa João Paulo II em 2002. A partir do milagre de Mateo Colella, vítima de uma meningite fulminante e que milagrosamente foi curado.

Depois de sair do coma Mateo reconheceu a intercessão do Padre Pio depois de ter uma visão do frei capuchinho durante o período que esteve hospitalizado. Os médicos não souberam dar uma resposta a cura e sendo assim a Congregação para as Causas dos Santos reconheceu que não existia nenhuma explicação científica.

São João Paulo II, durante sua canonização no dia 16 de junho de 2002, disse: “Oração e caridade, eis uma síntese muito concreta do ensinamento do Padre Pio, que hoje é proposto a todos”.

Durante sua vida, São Pio demonstrou um discernimento extraordinário que permitiu ao santo ler os corações e as consciências. Por isso muitos fiéis queriam confessar-se com ele.

Recebeu outros dons de Deus, como por exemplo, a profecia para poder anunciar acontecimentos futuros, as curas milagrosas através da oração, a bilocação que lhe permitiu estar em dois lugares ao mesmo tempo e o perfume que saia das chagas dos seus estigmas.

O Padre Pio Nasceu em Pietrelcina, Itália, no dia 25 de maio de 1887. Seu nome era Francisco Forgione e mudou o seu nome para Frei Pio de Pietrelcina em honra a São Pio V, quando recebeu o hábito de franciscano.

Quando completou 15 anos ingressou na Ordem Franciscana e teve visões do Senhor, nas quais Jesus lhe mostrou as lutas que teria que enfrentar contra o demônio. “Eu estarei protegendo-te, ajudando-te e estarei sempre ao teu lado até o fim do mundo”, disse-lhe Jesus Cristo.

No dia 10 de agosto de 1910 foi ordenado sacerdote e teve febre e dores fortes, sendo enviado a Pietrelcina para recuperar-se. Em 1916 voltou para o Monastério de São Giovanni Rotondo, recebeu os estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo em sus mãos, pés e no lado esquerdo, convertendo-se no primeiro sacerdote estigmatizado.

Além disso, o Padre Pio começou a obra de um hospital que atualmente é de excelência e referência para muitos especialistas: ‘Casa Alivio do Sofrimento’, inaugurado no dia 5 de maio de 1956 e que no próximo ano celebrara com júbilo os seus 60 anos de trabalho.