Neste domingo, 7, antes da oração do Ângelus, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco refletiu no sobre a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, pois em muitos países, como no caso da Itália, o Corpus Christi é celebrado hoje. O Santo Padre refletiu sobre o Evangelho do dia, que narra a instituição da Eucaristia, realizada por Jesus durante a Última Ceia, afirmando que o Pão da Eucaristia nos une também na solidariedade com aqueles que não têm o pão material.

“Quem se alimenta do Pão de Cristo não pode ficar indiferente diante de quem não tem pão para cada dia”, disse o Papa acrescentando ainda que se trata de um “problema cada vez mais grave”.

“A festa de hoje evoca esta mensagem solidária e motiva-nos a acolher o inseparável convite à conversão, ao serviço, ao amor e ao perdão. Estimula a nos tornarmos, com a vida, imitadores do que celebramos na liturgia”, disse Francisco aos milhares de peregrinos que o escutavam.

A Eucaristia, disse o Pontífice é “fonte de amor para a vida da Igreja” e tem de ser também “escola de caridade e de solidariedade.

“O Cristo, que nos alimenta com as espécies consagradas do pão e do vinho, é o mesmo que vem ao nosso encontro nos acontecimentos do quotidiano; no pobre que estende a mão, no sofredor que pede ajuda, no irmão que reivindica a nossa disponibilidade e espera o nosso acolhimento”, acrescentou.

“Que a festa do Corpo de Deus inspira e alimente sempre mais em cada um de nós o desejo e o compromisso por uma sociedade acolhedora e solidária”, expressou o Pontífice.

“Confiemos este nosso desejo ao coração da Virgem Maria, Mulher eucarística. Que Ela suscite em todos a alegria de participar da Santa Missa, especialmente aos domingos, e a coragem alegre de testemunhar a infinita caridade de Cristo”, concluiu.

Antes do Angelus Papa agradeceu também a acolhida que recebeu este sábado, em Sarajevo, onde foi como “peregrino da paz e da esperança”, numa ocasião em que decorre ainda o “processo de reconciliação”, apreciado pelo Papa por envolver “o compromisso de colaboração e de solidariedade de pessoas de várias religiões”, exortando todos a “continuar o trabalho de reconstrução espiritual e moral da sociedade” na Bósnia-Herzegovina.

Francisco recordou também que na sexta-feira, dia 12 de junho, se celebra a Solenidade do Coração de Jesus e se assinala a Jornada Mundial contra o trabalho infantil.

“Espero o empenho concreto e constante da Comunidade Internacional para promover o reconhecimento efetivo dos direitos das crianças”, disse o Santo Padre no término da sua alocução.