Na contagem regressiva dos pouco mais de 400 dias para os Jogos Olímpicos Rio2016, a Arquidiocese do Rio de Janeiro já entra no clima da competição esportiva. Neste sábado, 6, às 13h, acontecerá a abertura oficial do II Jogos Arquidiocesanos, promovidos pela Pastoral dos Esportes. O evento acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, zona oeste da cidade, e será presidido pelo Arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta.

Segundo o assessor eclesiástico da Pastoral dos Esportes da Arquidiocese do Rio, padre Marcos Vinícius, os Jogos têm o objetivo de incentivar o bem social das comunidades envolvidas. “Incentivados pelos Jogos Olímpicos, nossa intenção é promover a cultura de paz e transformação, gerada pelo do esporte”.

Essa perspectiva retoma palavras do Papa Francisco direcionadas a todos, em especial aos jovens, em 2013, quando esteve na capital fluminense por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). “Que o esporte seja sempre instrumento de intercâmbio e crescimento e nunca de violência nem de ódio”, postou no Twitter, em 25 de julho daquele ano, após abençoar as bandeiras dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, na sede da prefeitura carioca.

A mobilização arquidiocesana em prol do esporte seguirá até o mês de setembro, envolvendo quase 2 mil participantes, divididos em 100 delegações inscritas. As disputas terão início no próximo dia 13, separadas nas categorias masculino e feminino e pelas faixas etárias de 15 a 18 anos, e maiores de 18 anos. Os jogos incluirão as seguintes modalidades: futsal, vôlei, tênis de mesa e atletismo.

Para a cerimônia de abertura deste sábado, além da presença do Cardeal Orani Tempesta, haverá ainda participação especial de 120 militares da Tropa Marsupial do Corpo de Fuzileiros Navais, que entoarão canções para os desfiles das equipes.