O Bispo de San Cristóbal de las Casas, Chiapas, Dom. Felipe Arizmendi Esquivel, assinalou que o Papa Bento XVI é o Pontífice "que a Igreja necessita" e quem o critica "demonstra mais uma vez sua ignorância da fé católica".

Através de um comunicado, o Prelado indicou que as críticas provêm especialmente daqueles que queriam um Papa "que autorizasse o aborto, que se mostrasse a favor das uniões homossexuais, o sacerdócio feminino, a eutanásia e eliminasse o celibato sacerdotal".

Afirmou que aquelas pessoas não conhecem a fé católica e não são capazes de "aceitar o Evangelho de Jesus", por isso recorrem a qualificativos de conservador, linha dura, ortodoxo e outros.

Dom. Arizmendi destacou que Bento XVI participou do Concílio Vaticano II, e por este motivo "continuará com o compromisso de pô-lo em prática". Acrescentou que o Papa é consciente de "que há muitas coisas que enfeiam o rosto da Igreja e as denunciou claramente".

Sobre a Teologia da Libertação, o Bispo precisa que o Santo Padre "não condena a libertação que está de acordo com o Evangelho e com o magistério da Igreja, mas sim a recomenda e exige"; acrescentou, "rejeita a libertação marxista, materialista e atéia".

Finalmente, o Bispo de San Cristóbal exortou aos fiéis a aceitar com uma fé amadurecida a eleição do novo Papa.