Ocorre hoje na sede da TV Século 21, em Valinhos (SP), a entrega do Prêmio Nacional da Música Católica e o Troféu Louvemos o Senhor, o prêmio que desde 2009 busca valorizar e premiar aqueles que dedicam a vida e os dons para cantar e transformar vidas. A partir das 20h30, 12 TVs e mais de 250 emissoras de rádio estarão em rede transmitindo o Troféu Louvemos o Senhor para todo o país.

O evento chegará as 27 capitais e nas 500 principais cidades brasileiras por meio das ondas do Rádio AM e FM, além de TV por sinal aberto (VHF e UHF), Antenas Parabólicas e TVs por assinatura.

A Rede Século 21 é responsável por gerar o sinal, que será retransmitido pela TV Aparecida, Fundação Nazaré de Comunicação, Rede Vida, TV 3º Milênio, TV Imaculada Conceição, TV Horizonte, Rede Evangelizar de Televisão, TV Canção Nova, TV Claret, TV Kefas e a TV PUC Goiás.

De Livro de Cântico para o maior Prêmio Nacional da Música Católica

O evento é realizado pela Associação do Senhor Jesus, que tem como Fundador o Pe. Eduardo Dougherty,sj. A maior premiação da música católica é resultado de um trabalho de mais de 40 anos no Brasil, em favor da música católica. Tudo começou em 1975, quando Pe. Eduardo trouxe para o Brasil alguns livros de música. “Viajando pelo Brasil, eu me lembro de ver e ouvir as pessoas cantando as mesmas músicas de maneiras diferentes. Precisávamos de um livro de cânticos para unificar a música no Brasil. Havia um livro, em inglês, chamado ‘Let’s Praise the Lord’ (Louvemos o Senhor). Colocamos esse nome no livro e começamos a publicá-lo. Organizamos uma empresa, a Distribuidora Louvemos o Senhor, para distribuir o livro. Foi um grande sucesso”, avalia Pe. Eduardo.

Desde então, o Livro de Cânticos Louvemos o Senhor passou a ser distribuído em todo o Brasil. Paróquias, comunidades e grupos de oração começaram a partilhar as músicas e o livro contribuiu com a unificação da música católica na Igreja.

Em 2009, então, surge um projeto para premiar e valorizar os artistas da música católica. O Idealizador do Prêmio foi Ricardo Mari, que destaca: “o Troféu Louvemos o Senhor surgiu com a finalidade de premiar aqueles que estão envolvidos com a música dentro da visão da igreja católica. Artistas que praticam este ofício com excelência e tem se destacado na mídia, evangelizando com música de qualidade”.

Hoje o livro de cânticos tem, além das canções, partitura e cifras. Em 2014, acompanhando as novidades tecnológicas, o livro passou a ter uma versão digital, por meio do Aplicativo Louvemos o Senhor, disponível para tablets e smartphones. “Se existe uma tecnologia que ajuda a acelerar e melhorar o processo de evangelização, nós temos que usá-la. Precisamos estar antenados e atualizados”, conclui Pe. Eduardo.

Unidos com o mesmo objetivo de evangelizar e valorizar a música e os artistas, o Livro, o Aplicativo e o Troféu têm conquistado o apoio dos fãs da música e dos veículos de comunicação. Na noite do Prêmio, dia 27 de maio, das 20h30 às 22h45, TVs e Rádios de inspiração católica terão uma única programação: a Premiação Troféu Louvemos o Senhor.