O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Rio de Janeiro, que é a única réplica no mundo da Capela das Aparições, realizou uma programação especial para celebrar o dia da primeira aparição da Mãe de Jesus aos pastorinhos de Fátima, nesta quarta-feira, 13 de Maio. Durante todo o dia foram celebradas inúmeras missas e, à noite, o Terço de Velas, seguido de Missa Solene e Procissão Luminosa.

Na parte da manhã, a Missa dos Enfermos, onde foi ministrado o Sacramento da Unção dos Enfermos, fez memória aos pastorinhos Jacinta e Francisco, que mesmo muito doentes em um hospital, permaneceram resilientes e em penitencia até o último dia de suas vidas.

À tarde, uma das missas foi presidida pelo Frei Ignácio Silva Fábregas, da Capela Santo Antônio, do Pechincha. Em sua homilia, ele destacou que Maria é a escolhida do Senhor.

“Deus poderia ter vindo ao mundo de várias formas, mas Ele quis vir ao mundo da forma mais natural, assim como todo o ser humano vem ao mundo, nascido de uma mulher. E Jesus nasceu desta mulher a Virgem Maria. Ela foi escolhida e preparada por Deus, a Imaculada Conceição, para gerar Jesus Cristo, àquele que nos traria a salvação. Se Deus escolheu Maria para ser a Mãe do Seu filho, quem somos nós para não escolhê-la também como nossa Mãe?”, pontuou.

Frei Ignácio afirmou que a glória de Cristo não diminui quando o fiel ama Nossa Senhora.

“Muito pelo contrário, pois Maria é a aquela que enaltece e direciona a gloria ao Senhor porque Ela sempre aponta a Cristo e diz: ‘Façam tudo o que Ele vos disser’ (João 2). Por isso, os verdadeiros devotos de Maria são aqueles que praticam a vida, virtudes e exemplo de Nossa Senhora. Foi ela quem primeiro viveu a Boa Nova do Senhor, quem primeiro foi salva por Jesus Cristo, é por isso que hoje nós temos esse amor filial”, ressaltou o frei.

Durante todo o dia, na igreja localizada no Recreio dos Bandeirantes, um posto de vacinação contra a Gripe Influenza ficou à disposição dos visitantes. A ação gratuita aconteceu das 9h às 16h.