O Papa Francisco enviou através da Nunciatura Apostólica no Chile o valor de 50 mil dólares para contribuir com os danificados pelos mais de 15 desabamentos de terra simultâneos que destruíram grande parte do norte do país no mês de março.

Através do Pontifício Conselho “Cor Unum” o Santo Padre fez esta doação para contribuir com o auxílio fundamental (medicamentos, alimentos e outras necessidades urgentes) das populações fortemente danificadas pelas inundações.

As doações veem de católicos do mundo inteiro, motivados por um espírito de comunhão e solidariedade, que colocam recursos materiais à disposição do Santo Padre através do Óbolo de São Pedro.

Na carta de doação enviada pelo Núncio Apostólico, Dom Ivo Scapolo, ao Arcebispo de Santiago, Cardeal Ricardo Ezzati, destaca que: “Esta doação é um gesto concreto que, junto à mensagem pontifícia chegada imediatamente depois da catástrofe, demonstra a proximidade do Santo Padre com estas populações.

Esta ajuda é adicionada às ações que a Pastoral Social Cáritas Chile realiza desde o começo desta tragédia, conhecidas como “Solidariedade, Nosso Norte”, através desta obra convidam a solidarizar-se com os irmãos do Norte do país, afetados pelo temporal que atingiu as regiões da Antofagasta, Atacama e Coquimbo.

Conforme o último relatório da ONEMI (Escritório Nacional de Emergência) morreram 31 pessoas nestas inundações e são 29.739 danificados, dos quais 1.422 correspondem a pessoas que estão em albergues. E umas 23 pessoas ainda estão desaparecidas.