A partir do próximo domingo, dia 10 de maio, terá início a Semana da Juventude no Santuário Nacional de Aparecida, preparando os jovens para o grande evento do final da semana, o Hallel Aparecida que será realizado entre os dias15 e 17 de maio. O Hallel é o maior evento de música católica da América Latina, um grande encontro que busca celebrar a vida e louvar a Deus. O evento teve início em Franca (SP), em 1988, e hoje está presente diversas cidades do Brasil e do exterior.

O Hallel Aparecida, que é promovido e organizado pelo santuário, contará com a participação das dioceses da região na organização. Jovens, sacerdotes e bispos diocesanos estão envolvidos nos momentos de preparação e de realização das atividades.

A Arquidiocese de Aparecida e as Dioceses de Caraguatatuba, Lorena e Taubaté, que junto com a Diocese de São José dos Campos formam a Sub-Região Pastoral de Aparecida, serão responsáveis por reflexões e apresentações musicais em alguns dos módulos do evento.

A abertura da Semana da Juventude será realizada com a Santa Missa das 18h, presidida pelo reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista de Almeida, que trará o tema "Jovens a serviço da Igreja" como reflexão.

Na segunda-feira, dia 11, o tema "O Jovem Jesus de Nazaré" será trabalhado na Missa presidida pelo Padre André Luiz Pizani Domiciano, da Arquidiocese de Aparecida. Na terça-feira, o Bispo de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, desenvolverá a temática "Ser Santo de calças jeans", também na Missa das 9h.

No dia 13 de maio, haverá o envio da Imagem Peregrina para a Diocese de Uruaçu, em Goiás. Com a presença do bispo local, Dom Messias dos Reis Silveira, será ele quem trabalhará o tema "Que Igreja, para quais jovens".

Nos dias 14 e 15 também as Missas das 9h serão presididas pelos Bispos das Dioceses participantes. Na quinta-feira o presidente da celebração será Dom João Inácio Müller, Bispo de Lorena e na sexta-feira será Dom Carmo João Rodhen, Administrador Apostólico da Diocese de Taubaté. Eles desenvolverão os temas "Missionários com os pés no chão" e " Jovem, ofereça-se ao perdão!", respectivamente.

Na sexta-feira, dia 15, também está programado um Terço com a Juventude, às 20h, que será meditado pelo Padre Evaldo César, dando início às atividades do final de semana do Hallel.

Durante o Hallel Aparecida, além das apresentações musicais no Palco Central de grandes nomes da música católica, como Anjos de Resgate, Tony Alisson, Dominus e Eletro Cristo, acontecerão oito módulos de formação e espiritualidade: Capela, Maria, Misericórdia, Jovens de Maria, Vida, Hallelzinho e Missão e Vocação.

A inscrição para o Hallel é gratuita e cada jovem receberá, também de forma gratuita, uma bandana oficial do evento. Há ainda a possibilidade de acampamento nas dependências do Santuário. Inscrições e informações: www.a12.com/hallel.