O Fórum Shalom 2015 acontecerá entre os dias 1e 3 de maio no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A evangelização e a alegria de proclamar o Evangelho serão os principais assuntos tratados no evento que terá entre os palestrantes o arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e os arcebispos de Granada (Espanha), Dom Javier Martínez e de Fortaleza (Ceará), Dom José Antonio Tosi. 

O fórum, que já acontece há mais de duas décadas, é realizado normalmente a cada dois anos, e é o maior evento de formação promovido pela Comunidade Católica Shalom para os seus membros e convidados, buscando aperfeiçoar a experiência e o conhecimento do Carisma Shalom. A novidade em 2015 são os workshops e oficinas que serão oferecidos nos três dias do Fórum, além das palestras e seminários.

“A gente sempre diz que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. O Fórum Shalom é uma forma nova de capacitar as lideranças católicas. Tudo será feito para que os participantes possam servir melhor em suas comunidades e paróquias, para que realizem a verdadeira obra de Deus, que é crer em Jesus e viver a própria fé”, motivou a co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira.

O Fórum inicia às 8h com o acolhimento e um momento de celebração. As palestras magnas sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco “Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho” serão proferidas pelos bispos na parte da manhã. Dom José Antonio abrirá as palestras no dia 1° de maio; Dom Javier Martínez será o palestrante do dia 2, e Dom Murilo Krieger estará no dia 3.

"Eu aceitei o convite por conhecer o trabalho evangelizador da Shalom, mas também porque me interessei pelo tema: alegria. A alegria do Evangelho tem sido um tema central na pregação do Papa Francisco. Tenho certeza que para todos nós será um momento de especial riqueza, particularmente para mim, será bom encontrar tantos jovens dispostos a descobrir esse que é o núcleo do Evangelho: a alegria. Jesus deixou claro que Ele nos dava a alegria, fruto de sua vitória sobre o pecado e sobre a morte", destacou Dom Murilo Krieger.

A programação da tarde é composta por nove workshops; serão três a cada tarde. Depois da explanação, haverá uma oficina prática sobre o tema. Cada workshop terá um livro de apoio que o participante poderá adquirir para participar melhor e aprofundar o assunto depois. A programação se encerra com a Santa Missa.

No dia 1º de maio os temas serão “Combate Espiritual” com padre João Wilkes, sacerdote da comunidade Shalom, “Oração e uso de carismas” com padre Antonio Furtado e “Vida de Oração” com Emmir Nogueira. O segundo dia da programação trará os workshops “Pescadores de Homens”, que tratará da evangelização pessoa a pessoa com Gabriella Dias. O padre Sílvio Scopel falará sobre “Acompanhamento Pessoal” e Wilde Fábio sobre “Evangelização através das artes”.

No dia 3 de maio, padre João Wilkes tratará de “Evangelização dos Jovens”; João Edson e Gorette Queiroz falarão sobre “Evangelização das Famílias”. “Evangelização dos Pobres” é o tema do workshop ministrado por João Bala.

“Esse ano, o Fórum Shalom terá uma forma nova, queremos preparar mais e melhor todos aqueles que fazem parte da obra Shalom e os que na Igreja se alimentam de nosso carisma, para servir melhor a Cristo, para evangelizar e para com alegria anunciar o Evangelho”, incentivou o fundador da comunidade, Moysés Azevedo.

Informações: www.comshalom.org/forum