Em suas palavras após a oração do Regina Coeli ontem na Praça de São Pedro, o Papa Francisco recordou novamente as vítimas do terremoto que devastou o Nepal na manhã do sábado.

O Santo Padre disse “rezo pelas vítimas, pelos feridos e por todos os que sofrem por causa desta calamidade”.

“Que possam ter o apoio da solidariedade fraterna. E rezemos à Virgem Maria para que esteja próxima deles", exortou.

Na manhã do sábado, 25 de abril, o Nepal sofreu um sismo de 7,9 graus de magnitude com um epicentro a 80 quilômetros da sua capital, Katmandu. O Número de mortos passa de 3 mil pessoas, pelo menos 7 mil pessoas ficaram feridas, segundo o governo nepalês. Dezenas de milhares de pessoas ficaram sem comida, água e abrigo.

Durante as primeiras 24 horas ocorreram 35 réplicas de até 6,7 graus do terremoto, e as autoridades pediram que a população se mantivesse em alerta durante as seguintes 48 horas.

Em um comunicado sobre o desastre que afetou o Nepal o Pe. Boniface Tigga, Superior Regional dos Jesuítas no país, descreve o terror que o terremoto e suas réplicas causou na população e fala sobre os esforços de ajuda e resgates às vítimas.

“As mortes e a destruição têm sido relatados de lugares tão distantes como o Tibete, Bangladesh, Butão e o norte da Índia, mas o dano maior foi aqui no Nepal. 39 dos 75 distritos do Nepal foram seriamente afetados e mais de 3000 mortes e 6000 feridos graves foram confirmados”.

“O número total de vítimas com certeza será ainda muito maior. O sistema de comunicações subdesenvolvido do Nepal, e a falta de coordenação do governo é tanta, que muitas mortes jamais serão relatadas”, afirma ainda o Padre Tigga.

Segundo o sacerdote jesuíta, “embora o governo tenha intensificado os esforços de resgate dentro e fora de Kathmandu, a falta de equipamentos e acessibilidade fez as operações de resgate lentas”. “Centenas de pessoas estão ainda presos dentro do entulho e restos dos edifícios que desabaram na capital. Muitos edifícios históricos foram reduzidos a pó. Relatórios recebidos até agora sugerem que muitas aldeias construídas nas encostas das montanhas foram devastadas ou estão lutando para subsistir”, relatou.

“O terremoto se espalhou horror de Catmandu a pequenas aldeias e nas encostas do Monte Everest, desencadeando uma avalanche que soterrou parte do acampamento base embalado com alpinistas estrangeiros se preparando para fazer as suas tentativas de subir o monte”

O sismo causou diversas avalanches na região montanhosa do Himalaia. Isto provocou a morte de 22 alpinistas. Nesse setor há pelo menos 217 desaparecidos.