O Custódio franciscano de Terra Santa, Padre Pierbattista Pizzaballa OFM, assinalou que "não é só uma esperança mas sim uma certeza: Bento XVI será um Papa construtor de pontes, profeta de paz para Terra Santa".

O Pe. Pizzaballa relatou à agência Fides que no dia de sua eleição "de repente os sinos de todos os santuários cristãos, católicos e ortodoxos, tocaram em festa. Estava fora e compreendi que acontecia algo especial: era a eleição do novo Papa. Estamos muito felizes, toda a comunidade cristã está em festa".

Entrevistado sobre as primeiras reações da comunidade israelense, o Custódio de Terra Santa assinalou que "certamente houve alguma apreensão no ambiente israelense; alguns me ligaram perguntando se um Papa alemão poderia mudar a atitude da Santa Sé para com Israel. Respondi-lhes tranqüilizando-os: Bento XVI atuará em continuidade com seu predecessor e também será ele artífice da paz".

"Por minha parte estou seguro de que o novo Pontífice mostrará a atenção, a proximidade e a solicitude da Igreja e da Santa Sé para Terra Santa. Sei que pronunciará palavras de paz e construirá pontes de reconciliação", concluiu.