Há 19 anos, o então Cardeal Joseph Ratzinger, visitou o Peru e por iniciativa própria se encontrou com um dos povoados mais pobres do país. Hoje os peruanos celebram a eleição papal de Bento XVI, um personagem que nestes lugares é recordado por sua humildade e generosidade.

O Cardeal Ratzinger chegou ao Peru em julho de 1986, um ano depois da primeira visita do Papa João Paulo II ao país para cumprir atividades acadêmicas. reuniu-se com o então presidente Alan García e foi condecorado com dois doutorados Honoris Causa da Faculdade de Teologia Pontifícia e Civil de Lima, e a Pontifícia Universidade Católica.

Ficou tão impressionado pela pobreza de algumas zonas da capital que desejou visitar Vila El Salvador, o bairro marginal que acolheu ao João Paulo II em um multitudinário econtro. O então Bispo Auxiliar de Lima, Dom. Germán Schmidt, pediu a Mariano Rojas que o guiasse pela zona durante cinco horas a bordo de um veículo de transporte público.

O Cardeal Ratzinger queria conhecer as casas de esteira e visitar algumas famílias. Foi assim como chegou ao lar de Emérita Cabrera Toro, que sofria de câncer de mama em fase terminal.

Emérita perdeu seu marido em um acidente um mês antes da visita. Foi atropelado por um caminhão na estrada vizinha e tinha quatro filhos para criar. Apesar de sua doença dava todas as quintas-feiras catequese aos vizinhos da região.

"O Cardeal Ratzinger soube disto, visitou-a, seus olhos se anuviaram, seu coração se abrandou e estamos certos de que ele chorou vendo a pobreza desta família e a vocação de serviço desta senhora que, apesar de ter câncer terminal, dava catequese aos vizinhos", indicou o motorista.

O Cardeal entregou um terço de lembrança e, ao voltar para Roma, encarregou-se de fazer chegar à família um donativo mensal através da paróquia próxima. Deu também a Rojas um terço que até hoje conserva. "Carrego-o sempre comigo, protege e acompanha a minha família", indicou.

Uma das filhas de Emérita, Consuelo Heredia Cabrera, tem agora 30 anos de idade e está grávida. Apesar de não ter muitas lembranças do agora Pontífice deseja que seu bebê se chame Joseph se for menino ou Josie se for menina em homenagem ao homem que reconfortou a sua mãe moribunda.

O Padre José Walijewski, pároco fundador da igreja Cristo Salvador, recordou que nessa visita ao percorrer o bairro, o Cardeal Ratzinger lhe disse: "Olhe padre, sabe de uma coisa? Minha fé se enriqueceu ao ver de tão perto a pobreza em Vila El Salvador".

"Expliquei ao Cardeal Ratzinger como tinham sofrido os primeiros habitantes de Vila El Salvador, que não tinham água nem luz. Cristo mesmo foi quem lhes deu a ajuda", recordou o sacerdote.

O Cardeal "almoçou com a equipe pastoral da paróquia que por mera coincidência se reuniu nesse dia. Não sabiam que ia vir um cardeal de Roma. Era um homem muito simples, igual a Wojtyla. Ele conversou amigavelmente com todos. Acredito que ele será igual a João Paulo II. Seu pontificado será continuidade desse trabalho".

O Bispo Auxiliar de Lima, Dom. José Antonio Eguren, recordou que nessa mesma visita chegou ao santuário de Santa Rosa de Lima, no centro histórico da capital, onde oficiou uma Missa e cumpriu com a tradição de deixar uma carta com um pedido no chamado "poço dos desejos".