Entre os dias 17 a 19 de Abril, Madri (Espanha) será a sede do congresso “Todos somos nazarenos” ao qual comparecerão vítimas e sobreviventes da perseguição religiosa no mundo. Este congresso será organizado pela plataforma www.MasLibres.org, que reunirá os representantes da Igreja Católica, da Igreja Ortodoxa Copta e pastores evangélicos do Oriente Médio e da África, familiares e vítimas da perseguição desatada pelo Estado Islâmico e o Boko Haram.

Entre os participantes estarão o esposo e a filha mais nova de Asia Bibi, a cristã encarcerada e condenada à morte no Paquistão, falsamente acusada de infringir a “lei antiblasfemia” vigente no seu país, assim como uma menina que foi sequestrada na Nigéria pelo Boko Haram e conseguiu escapar, entre outros casos.

Em sua viagem à Europa, os familiares de Asia Bibi serão recebidos pelo Papa Francisco na próxima Quarta-feira, depois da Audiência Geral no Vaticano e pedirão a sua ajuda para libertar esta mãe e esposa encarcerada injustamente há 5 cinco anos.

Conforme disse Álvaro Zulueta, diretor geral do CitizenGo na Espanha, este congresso pretende “dar uma oportunidade às vítimas da barbaridade do fanatismo islamista para serem escutadas no ocidente, onde muitas vezes de forma culpável silencia-se o grito silencioso de tantos irmãos cristãos”.

Como afirmou Zulueta, “Madrid se transformará no foco internacional da perseguição religiosa durante estes dois dias” e assistirão a este congresso pessoas que são “objetivo prioritário da jihad”, por isso, serão ativadas algumas normas de segurança especiais que se serão cumpridas pela polícia nacional e uma agência de segurança privada.

Conforme afirmou Ignacio Arsuaga, presidente de HazteOír, entidade co-organizadora do congresso, “no ocidente nem as sociedades nem os governos têm a consciência de que esta perseguição é produzida, nem percebem até que ponto estão criando um verdadeiro genocídio contra os cristãos em alguns países. Por isso organizamos este congresso para ajudar a conscientizar os governos e os órgãos internacionais para que realmente deem um passo à frente contra o jihadismo”.

“Para estas comunidades, em muitas ocasiões seu único ponto de salvação é a denúncia internacional do que está ocorrendo em seu país, e se não somos capazes de dar-lhes voz, esse grito ressoará em nossas consciências”, sublinhou Zulueta.

No marco do congresso, cumpre-se um ano do sequestro de 400 meninas na Nigéria por parte do Boko Haram. Inclusive uma delas, que conseguiu escapar, participará do nosso congresso.

Segundo esta jovem, seus sequestradores disseram que ela teria que converter-se ao islã e que teria que casar-se com um dos membros do Boko Haram. Várias delas decidiram escapar na noite anterior e embora só duas conseguiram, elas afirmaram que durante a fuga sentiram a presença de Jesus que as acompanhava.

Está previsto que a próxima edição deste congresso seja em Washington D.C (Estados Unidos) em abril ou maio de 2016.

Mais informação: http://maslibres.org/wearen2015es/