“Sintamos hoje o chamado dos novos contextos geográficos e das culturas que se manifestam de maneira intensa”, assinalou o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, ao começo do Congresso Internacional de Formadores e Formadoras para a Vida Consagrada, que se celebra em Roma de 7 a 11 de abril, com a participação de 1.200 religiosas e religiosos de todo o mundo.
 
O Cardeal de Aviz deu um discurso em 8 de abril baseado na Carta Apostólica do Papa Francisco para o Ano da Vida Consagrada para animar os religiosos a seguirem três conselhos do Santo Padre: “Olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão, e abraçar o futuro com esperança”.
 
“Efetivamente os contextos mudaram e estamos perdendo nossa própria identidade. Somos chamados a um novo e mais profundo compromisso”, afirmou, e convidou os formadores do Ordo Virginum, dos Institutos Seculares, das Sociedades de Vida Apostólica e dos Institutos de Vida Consagrada, a trabalharem para reafirmar a identidade da vida consagrada na Igreja e o mundo.
 
Seguindo o chamado do Papa Francisco, o Cardeal brasileiro explicou que “em uma sociedade do desencontro, da difícil convivência entre distintas culturas, do aproveitar-se dos mais débeis, das desigualdades, estamos chamados a oferecer um modelo concreto de comunidade que através do reconhecimento da dignidade de cada pessoa e da partilha do dom de cada um, permita viver relações fraternas”.
 
O Congresso começou no dia 7 de abril com uma vigília de oração na paróquia de São Gregório VII, para pedir pelos frutos deste encontro, e terminará no dia 11 de abril com uma Missa na Basílica de São Pedro às 9h30 que será presidida pelo Cardeal Braz de Aviz.
 
O Ano da Vida Consagrada começou no dia 29 de novembro de 2014 e terminará em 21 de novembro de 2015, no contexto dos cinquenta anos da “Perfectae caritatis”, o decreto do Concílio Ecumênico Vaticano II sobre a adequada renovação da vida religiosa.