A Conferência Episcopal Equatoriana pediu esta noite aos cidadãos manter a calma e aguardar a sucessão presidencial em um clima de oração, logo que o Parlamento nacional destituíra ao Presidente Lúcio Gutiérrez.

“Os acontecimentos do dia quarta-feira 20 de abril estão dando lugar a uma perigosa perplexidade social e política. O heróico esforço realizado nestes dias pelo povo equatoriano e muito especialmente pelo povo de Quito não pode ser aproveitado para nos conduzir ao caos e à anarquia”, indicaram os bispos em um comunicado oficial.

Do mesmo modo, reafirmaram sua convicção “de que a sucessão presidencial deve canalizar-se dentro das normas constitucionais, a fim de evitar novas violências e novos atropelos”.

Os prelados recordaram ao país que “corresponde às Forças Armadas, dentro de seus deveres constitucionais, cooperar ativamente na consolidação do estado de Direito. Confiamos em que todos os meios de comunicação continuem contribuindo à tranqüilidade, à harmonia e à reconciliação nacionais. Pedimos a equatorianas e equatorianos  ter a claridade e a serenidade necessárias para criar caminhos adequados de acordo. Em momentos difíceis como estes, todos coloquemos o ombro para que o esforço realizado não se estrague”.

“Convidamos ao povo católico do Equador a intensas jornadas de oração, a fim de que Deus ilumine o futuro imediato da Pátria”, concluíram.