Hoje a Igreja celebra a Quinta-feira Santa. Neste dia, durante a Última Ceia, Jesus instituiu dois sacramentos: A Eucaristia e a Ordem Sacerdotal.

A Igreja comemora este dia com uma eucaristia especial, nela, o sacerdote lava os pés de doze pessoas que representam os apóstolos.

Com esta ação, Jesus nos transmite a mensagem da caridade. “Quando diz: Como eu vos fiz, também vós o façais”.

Também neste dia, Cristo nos deixou um mandamento novo: “Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros”. O Pe. Donato Jiménez recorda que durante a Quinta-feira Santa devemos aproveitar a oportunidade para nos reconciliar com o próximo e para interiorizar este ensinamento. Além disso, o pároco assinala que muita gente procura esta eucaristia por um ato de fé. Mas, o que devemos fazer é ir com um coração disposto a encontrar o sentido do amor ao próximo.

Por outro lado, também celebramos que Cristo instituiu o Sacramento Sacerdotal e instituiu a Eucaristia, quando partiu o pão durante a Última Ceia e disse aos apóstolos: “Fazei isso em minha memória”.

Comenta-nos o Pe. Donato Jiménez que neste dia Jesus nos deixa seu testamento: A Eucaristia, o Sacerdócio e o mandamento do amor.