Autoridades norte-americanas confirmaram que o Papa Francisco se reunirá com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Casa Branca em 23 de setembro deste ano, por ocasião de sua viagem a esse país para o Encontro Mundial das Famílias.

Em um comunicado difundido em 26 de março pela secretaria de imprensa da Casa Branca, indicou-se que “o Presidente e a Primeira Dama darão as boas-vindas a Sua Santidade o Papa Francisco na Casa Branca na quarta-feira 23 de setembro”.

“Durante a visita, o Presidente e o Papa continuarão o diálogo que começaram durante a visita do Presidente ao Vaticano, em março de 2014, sobre seus valores compartilhados e compromissos sobre uma ampla série de temas, incluindo o cuidado dos marginalizados e pobres; o aumento das oportunidades econômicas para todos; servir como bons administradores do meio ambiente; proteger minorias religiosas e promover a liberdade religiosa no mundo; e receber e integrar imigrantes e refugiados em nossas comunidades”.

O comunicado da Casa Branca assinala também que “o Presidente está desejoso de continuar esta conversação com o Santo Padre durante sua primeira visita aos Estados Unidos como Papa”.

No ano passado, o Papa Francisco confirmou oficialmente que visitaria os Estados Unidos para o Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia, em setembro deste ano.

O Encontro Mundial das Famílias, um evento católico global, busca apoiar e fortalecer as famílias. São João Paulo II o fundou em 1994, e se realiza a cada três anos.

O encontro da Filadélfia este ano acontecerá entre os dias 22 e 27 de setembro. Espera-se que as atividades com o Papa, que se programaram para os dias finais do evento, atraiam multidões de até um milhão de pessoas.

Dom Bernardito Auza, membro do comitê organizador para a visita do Papa Francisco aos Estados Unidos, disse ao Grupo ACI em janeiro deste ano que o programa papal proposto incluía uma chegada prevista a Washington D.C., na noite de 22 de setembro, e uma visita proposta à Casa Branca na manhã seguinte, onde se realizaria a cerimônia de boas-vindas oficial.

Outros detalhes do itinerário proposto incluía uma Missa na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição de Washington, uma mensagem a uma sessão conjunta do Congresso em 24 de setembro, e uma mensagem papal à Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque em 25 de setembro, antes de dirigir-se para a Filadélfia para participar nos dias 26 e 27 de setembro no Encontro Mundial das Famílias.

Os organizadores destacaram que o programa oficial para a viagem aos Estados Unidos em setembro ainda tem que ser terminado, embora assuntos individuais sobre o itinerário –tais como a mensagem ao Congresso e agora a visita à Casa Branca– estejam sendo confirmados gradualmente pelas autoridades norte-americanas.

O Papa também anunciou que canonizará o fundador da primeira missão da Califórnia, o Beato Junípero Serra, durante sua viagem aos Estados Unidos.

O anúncio da visita do Papa Francisco à Casa Branca chega em um tempo de relações mistas entre o presidente Barack Obama e os líderes da Igreja nos Estados Unidos.

Os Bispos dos Estados Unidos expressaram seu apoio a algumas iniciativas de Obama, incluindo as políticas de reforma migratória, enquanto se opõem fortemente a outras, como a redefinição do matrimônio e o mandato federal de anticoncepção, que ocasionou demandas legais sobre liberdade religiosa de parte de centenas de manifestantes.

O Encontro Mundial das Famílias se realizará pouco antes do Sínodo Ordinário dos Bispos sobre a Família, em outubro deste ano, que abordará a missão da família na Igreja e no mundo.

Enfocando-se sobre o tema, “O amor é nossa missão: a família plenamente viva”, o encontro mundial incluirá muitos palestrantes e sessões de trabalho. Os principais palestrantes incluem o Arcebispo de Boston, Cardeal Sean O’Malley; o Arcebispo de Manila (Filipinas), Cardeal Luis Antonio Tagle; o Prefeito de Congregação para Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah, a professora Helen Alvare; o Dr. Juan Francisco de la Guardia Brin e Gabriela de la Guardia

O encontro da Filadélfia marcará a primeira vez que o evento se realiza nos Estados Unidos.

As inscrições para o Encontro Mundial das Famílias de 2015 começaram em 10 de novembro de 2014.

O site do Encontro Mundial das Famílias é: http://www.worldmeeting2015.org/