Na Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco reiterou o seu pedido de orações pelo Sínodo sobre a Família que se celebrará no Vaticano de 5 a 19 de outubro próximo.

Para isso, aconselhou utilizar a oração que ele preparou por ocasião da Festa da Sagrada Família de 2013. A oração, que ele mesmo pronunciou também nesta quarta-feira na Praça São Pedro, é a seguinte:

“Jesus, Maria e José
em vós nós contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
a vós dirigimo-nos com confiança.
Sagrada Família de Nazaré,
faz também das nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
autênticas escolas do Evangelho
e pequenas igrejas domésticas.
Sagrada Família de Nazaré,
nunca mais nas famílias se vivam experiências
de violência, fechamento e divisão:
quem quer que tenha sido ferido ou escandalizado
receba depressa consolação e cura.
Sagrada Família de Nazaré,
o próximo Sínodo dos Bispos
possa despertar de novo em todos a consciência
da índole sagrada e inviolável da família,
a sua beleza no desígnio de Deus.
Jesus, Maria e José
escutai, atendei a nossa súplica. Amém.”.

Ao longo de sua catequese, o Santo Padre assegurou que se trata de “uma oração cheia de amor pela família e pela vida. Uma oração que sabe se alegrar com quem alegra e sofrer com quem sofre”.

“Lançamos novamente esse empenho até outubro próximo, quando será realizada a Assembleia Sinodal Ordinária dedicada à família. Gostaria que essa oração, como todo o caminho sinodal, seja animada pela compaixão do Bom Pastor pelo seu rebanho, especialmente pelas pessoas e as famílias que, por diversos motivos, estão ‘cansadas e desamparadas, como ovelhas que não têm pastor’”.

Segundo o Pontífice, desta maneira “a Igreja poderá ser ainda mais empenhada e ainda mais unida ao testemunho da verdade do amor de Deus e da sua misericórdia pelas famílias do mundo, nenhuma excluída, seja dentro ou fora do redil”.

O Papa disse aos fiéis: “que não falte sua oração” porque tanto o “Papa, Cardeais, Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, fiéis leigos – todos somos chamados a rezar pelo Sínodo. É disso que se precisa, não de fofocas!”, acrescentou.

Por último, convidou “a rezar também quantos se sentem distantes, ou que não estão mais acostumados a fazê-lo. Esta oração pelo Sínodo sobre família é pelo bem de todos”.

No início da catequese, foram distribuídas aos peregrinos que estavam na Praça imagens com esta oração e o Papa lhes convidou “a conservá-la e a levá-la convosco, de forma que nos próximos meses possam recitá-la, com santa insistência, como nos pediu Jesus”. Depois, o Pontífice pediu recitá-la todos juntos e encerrou a sua catequese.