Na manhã de hoje na Sala de Imprensa da Santa Sé ocorreu a conferência para a apresentação da próxima exposição do Santo Sudário que será realizada de 19 de abril a 24 de junho, por ocasião do segundo centenário do nascimento de São João Bosco e que estará dedicada em particular aos jovens e aos que sofrem.

Por este motivo, o Papa também peregrinará a Turim nos dias 21 e 22 de junho.

Participaram da apresentação o Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, Custódio Pontifício do Sudário, a vice-prefeita dessa cidade, Elide Tisi, o presidente da Comissão diocesana para o Sudário, Roberto Gottardo e o Padre Luza Ramello, diretor da pastoral juvenil desta diocese.

Dom Nosiglia disse que “como se sabe, a exposição do Sudário é completamente gratuita. Tradicionalmente muitos peregrinos ao final do percurso, deixam uma oferta. Uma esmola simples que se deposita com grande discrição à saída da catedral e nos lugares das confissões”.

“Nesta ocasião todas as ofertas recolhidas serão entregues ao Papa quando ele estiver conosco em Turim no dia 21 de junho. Nós lhe pediremos que as destine, com a máxima liberdade, naturalmente, a uma obra, ou a um projeto de ajuda para os mais pobres ou necessitados”, concluiu.

Dom Nosiglia explicou deste modo que o Santo Sudário representa para a Igreja universal uma referência de primeira ordem para a vida de fé de tantas pessoas e comunidades que nela reconhecem os sinais da Paixão de Jesus que “inspira nossas vidas e nos desafia a realizar plenamente nossa vocação mais profunda”.

“Por isso -acrescentou- escolhi como tema da próxima exposição ‘O Amor maior’: o dom da salvação que se faz visível em nossa resposta, a adoração a Deus e o serviço aos irmãos”.

“A viagem do Papa, como toda a exposição se caracteriza também pelo agradecimento ‘ao santo dos jovens’, São João Bosco, e pelo serviço que a Família Salesiana continua realizando em Turim e em todo mundo nos âmbitos da educação, da missão, do esporte e da comunicação”, disse logo.

“O mundo juvenil é o mais envolvido na missão salesiana e durante os dias da visita do Papa haverá uma mini Jornada Mundial da Juventude, quer dizer, uma série de encontros que nos ajudarão a retomar o contato com os jovens. Um sinal extraordinário será a presença da Cruz da JMJ que fará a sua etapa em Turim durante a sua viagem a Cracóvia”.

Outra peculiaridade desta exposição é “a atenção pelo mundo dos que sofrem e assim, este ano, os peregrinos doentes e seus acompanhantes contarão com novas estruturas de hospitalidade baseadas no modelo de acolhida de Lourdes”.

O Prelado explicou que “a peregrinação ao Sudário também quer ser uma ocasião para aproximar-se do sacramento da Reconciliação ‘sinal concreto de perdão’” e, como nas ocasiões precedentes “em diversos lugares os sacerdotes escutarão as confissões dos fiéis, poderíamos dizer em todas as línguas do mundo”.

O Arcebispo disse que a exposição de 2015 foi organizada segundo o critério da máxima economia, dado o período de dura crise econômica e social de Turim, e agradeceu aos organismos que ofereceram a sua cooperação para reduzir ao máximo os custos.

Deste modo, anunciou que durante a exposição do Sudário também será exposto excepcionalmente no Museu diocesano, o célebre “Pranto pelo Cristo morto” do Beato Angélico, emprestado para a ocasião pela cidade de Florência.

Maiores informações sobre a exposição do Sudário em: www.sindone.org