O Arcebispo de Havana (Cuba), Cardeal Jaime Ortega, colocou a pedra fundamental da igreja que será dedicada a São João Paulo II e a sua construção será feita reutilizando as estruturas do altar onde Bento celebrou a Missa em sua visita à capital em 2013, convertendo-se em um dos primeiros templos construídos após a revolução comunista de 1959.

O site da Conferência Episcopal Cubana (CEC) informou que o ato ocorreu em 14 de março no bairro Antonio Guiteras, conhecido como Bahía, em Havana del Este. A construção será feita em um terreno que foi cedido pelo Estado no centro do subúrbio.

Indicou-se que há vinte anos acontece em casas dos moradores do bairro cursos de catequese, formação bíblica e inclusive a celebração da Eucaristia.

“Colocamos hoje a primeira pedra para construir o templo da Paróquia de São João Paulo II, neste lugar onde perseverou na fé uma Igreja de pedras vivas, que são vocês… que veneram desde o começo o Cristo da Misericórdia, a grande devoção do Papa Santo ao qual se consagra a Paróquia”, afirmou o Cardeal Ortega durante a cerimônia.

Nela estiveram presentes os diáconos Manuel Hernández e Jorge Suardías, animadores desta comunidade e de outras da zona. Também participaram o chanceler diocesano, Dom Ramón Suárez Polcari, e o Pe. Lenin Boorquez, que atende a comunidade e outros sacerdotes, religiosas e seminaristas.

A pedra de mármore tem o lema episcopal de São João Paulo II inscrito: “TotusTuus”, e provém da região italiana de Reggio Calabria, onde está a paróquia da Sagrada Família de Palmi, irmanada com a paróquia de Guiteras que se comprometeu em apoiar a construção. Seu Pároco, o Pe. Pascuale Pentimalli esteve presente também na celebração e acompanhou a comunidade, junto com o leigo Aniello Pagano, durante vários domingos nesta Quaresma.