O Arcebispo de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo Vallejo, qualificou o Papa Bento XVI como “muito boa gente” e destacou sua abertura ao diálogo manifestando que a imagem “de pessoa que tem que seguir os passos de uma ortodoxia rígida e não dialogadora” desaparecerá em muito pouco tempo.

O Cardeal, que participou do recente Conclave que elegeu ao sucessor do João Paulo II, declarou que o novo Papa é "muito gente boa ", uma expressão que, conforme disse, "na Andalucía compreendem perfeitamente".

Depois de reconhecer que "em muitos ambientes se tem outra imagem do prefeito da doutrina da fé", o Cardeal assegurou que "já verão como em muito pouco tempo essa imagem vai desaparecer".

Em declarações a Canal Sul Radio de Roma, o Cardeal Amigo Vallejo se referiu ao recente mudança na hierarquia da Igreja manifestando que face às "nostalgias do passado, o mundo vai por volta de diante e há hoje gerações que olham para outros horizontes". Em sua opinião "temos que recolher o melhor do passado e aprender da história, para não repetir enganos".

Deste modo, o Cardeal rechaçou as "nostalgias", tanto as de "direitas" como as de "esquerdas" ou as "meio aposentadas", já que "a nostalgia é para as tardes de inverno e com o álbum familiar", afirmou.