Emma Morosini, uma italiana de 91 anos, chegou ontem à Basílica de Nossa Senhora de Luján depois de percorrer mais de 1200 quilômetros a pé para pedir à padroeira da Argentina pela juventude e pela paz no mundo.

A “avó peregrina” como ficou conhecida, foi recebida por uma multidão no santuário nacional, em meio aos aplausos. “Cheguei, aqui estou, pude cumprir a promessa”, disse.

Emma começou o seu percurso em 27 de dezembro do ano passado na província de Tucumán, mas nesta segunda-feira, faltando apenas 35 quilômetros para chegar à basílica, sofreu uma queda por causa de uma descompensação e teve que ser internada num hospital da região portenha de San Andrés de Giles. Como consequência, fraturou o septo nasal e o quinto metacarpo.

Na terça-feira recebeu alta médica e no dia seguinte retomou a caminhada, conforme informaram seus seguidores através de um perfil do Facebook criado para difundir informação sobre a "avó peregrina".

"Está extremamente feliz e lhe sobram forças. Quer voltar a caminhar e retomar seu percurso. Transmitiu-nos muitíssima paz e tranquilidade", escreveram na rede social.
 
A idosa tem baixa estatura e costuma caminhar com tênis esportivos, óculos de sol, um chapéu e um colete laranja para ser vista pelos motoristas nas estradas.

Além disso, viaja empurrando um pequeno carrinho no qual leva pão, água e leite em pó.

Emma já fez longas peregrinações na Polônia, Israel, México e Brasil.

A mulher decidiu peregrinar ao Santuário de Luján depois de escutar o Papa Francisco falar sobre a principal devoção Mariana da Argentina.