“Após receber a direção de Deus, São José foi obediente e cuidou de Maria e de Jesus”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, durante a missa que celebrou nesta quinta-feira, dia 19 de Março, no Seminário São José, no Rio Comprido (RJ). As dioceses brasileiras celebraram a solenidade do protetor das famílias e patrono da Igreja Universal reunindo milhares de pessoas.

Em Pernambuco, vinte e três cidades têm São José como padroeiro. Dando continuidade às celebrações típicas da Quaresma em preparação para a Semana Santa, centenas de fiéis de todas as partes da Arquidiocese de Olinda e Recife participaram da Caminhada do Senhor Bom Jesus dos Passos. Promovido há 361 anos, o evento, que nasceu de uma promessa pela expulsão dos holandeses, tem o objetivo de refletir os últimos momentos de Jesus até o calvário.

No final da tarde desta quinta, aconteceu a Celebração Eucarística na Igreja Co-catedral da Madre de Deus, no Bairro do Recife. Após a solenidade, acontecerá a Procissão do Encerro, em direção à Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio.

Nesta sexta-feira, 20, acontece o inverso. Às 17h, será celebrada uma missa na Basílica de Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, os fiéis realizarão a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos, seguindo para a Igreja Co-catedral Madre de Deus. Nas duas ocasiões, durante o trajeto, leigos e religiosos recitarão orações e cânticos penitenciais, a fim de recordar as dores do Cristo horas antes de ser crucificado.

O Ceará celebrou o dia de seu padroeiro, que é feriado estadual, com missas, procissões, louvores e preces. Ao longo do dia, aconteceram diversas celebrações e às 18h30 teve início a missa solene presidida pelo arcebispo de Fortaleza (CE), Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, na Catedral Metropolitana.

São José foi declarado Patrono da Igreja Católica pelo Papa Pio IX, em 1870, e Patrono dos Operários, em 1955, pelo Papa Pio XII.

“São José é chamado de justo e essa palavra, na linguagem original da Sagrada Escritura, significa ‘aquele que faz a vontade de Deus’, se consagrar a ele significa estarem dispostos, como família, a fazer a vontade de Deus. Não será sempre fácil nem estará totalmente claro o horizonte, como no caso do mesmo São José, mas o importante é estar disposto e pedir as luzes do alto. E sempre, sempre, estar disposto a fazer a vontade do Pai”, incentivou o padre religioso Andrés Echavarría Machado, que pertence aos Sodálites, em São Paulo (SP).