O cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, disse por telefone, nesta terça-feira, que o novo Papa Bento XVI foi eleito"praticamente por unanimidade" pelo Conclave que reuniu 115 cardeais.

Em um conversa rápida no final da tarde de ontem com o bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Manuel Parrado Carral, Dom Cláudio mostrou estar bastante contente e disse que a eleição foi praticamente por unanimidade. Ele já havia até participado de um jantar com o novo Papa,  disse Dom Manuel.

Em entrevista coletiva na Cúria Metropolitana, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Odilo Scherer, pediu para que fiéis não tivessem preconceito ou recebessem o novo Papa com clichês.

"Não podemos ter preconceitos. Assim vamos todos nos surpreender. O novo Papa não pode ser visto neste momento como o opositor da teologia da libertação, mas como alguém que vai lutar pela vida, pela fé e por valotes éticos fundamentais"  disse Dom Odilo.

Quanto à escolha de um dos mais idosos cardeais para suceder João Paulo II, ponderou:  "ao escolher um papa de certa idade, isso já significa que, teoricamente, não se espera que seja um pontificado muito longo. Mas a escolha de um papa com uma boa idade em vez de um papa mais jovem claro que indica um pontificado mais breve. Mas, por outro lado, ninguém espere simplesmente um pontificado insignificante" afirmou o secretário-geral da CNBB.