O Papa Francisco nomeou como novo Núncio Apostólico para Cuba o Arcebispo italiano Giorgio Lingua, conforme informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.

A designação se dá em um especial momento para a ilha depois do anúncio feito pelo governo do início do restabelecimento das relações diplomáticas com os Estados Unidos, um fato no qual o Santo Padre mediou diretamente.

Dom Lingua era até agora Núncio Apostólico no Iraque e Jordânia, cargo que ocupou em 2010. Agora com esta designação, será o encarregado das relações entre o Governo cubano de Raúl Castro e a Santa Sé.

O novo representante do Vaticano em Cuba foi membro do corpo diplomático do Vaticano desde 1992 e serviu em Costa do Marfim, Estados Unidos, Sérvia e na Secretaria de Estado da Santa Sé na seção para as Relações com os Estados.

Será o sucessor do Arcebispo Bruno Musaró que foi nomeado Núncio Apostólico no Egito.

Em dezembro do ano passado e em declarações à Rádio Vaticano após um atentado em Bagdá (Iraque) onde morreram onze pessoas, Dom Lingua disse que os extremistas impuseram “o terror e isto não é apenas um episódio, mas uma estratégia de terror que ataca todos aqueles que pensam de modo distinto”.

Sobre o trabalho da Igreja para com os refugiados iraquianos que fogem da perseguição do Estado Islâmico, o Prelado disse que são “muitos os sacerdotes e religiosos que vão visitar os campos (…) A ideia é dar-lhes atenção, não abandoná-los”.

Embora os católicos tenham agora certa liberdade para viverem sua fé na esfera pública, algo que foi mudando desde a chegada a Cuba de São João Paulo II em 1998 e depois com a visita em 2012 de Bento XVI, eles ainda enfrentam inúmeros desafios na ilha.