Duas explosões simultâneas contra duas igrejas em Lahore (Paquistão) deixaram hoje pelo menos 14 pessoas mortas e cerca de oitenta feridos. Um grupo talibã paquistanês, Jamaat-ul-Ahrar, atribuiu-se a responsabilidade pelos ataques.

Os atentados contra os locais cristãos, um deles católico, foram cometidos por atacantes suicidas. O ataque ocorreu na região de Youhanabad, um dos locais com o maior número de cristãos, somando pelo menos um milhão de pessoas.

Em um comunicado difundido à imprensa, Ahsanullah Ahsan, porta-voz do grupo extremista muçulmano, indicou que este “aceita a responsabilidade pelos ataques suicidas em Lahore”.

“Prometemos que até que o sistema islâmico seja iniciado, ataques como este continuarão”, ameaçou.

Ahsan disse também que “se os governantes do Paquistão acham que podem nos deter, deveriam tentá-lo”.

Uma testemunha não identificada disse à imprensa local, em declarações recolhidas pela rede de notícias árabe Al Jazeera, que a porta principal de uma das igrejas atacadas estava fechada, por isso os fiéis usavam uma porta menor no momento da explosão.

“Um terrorista explodiu a si mesmo perto dessa porta, isso criou caos e durante esse tempo houve outra explosão”, disse.

Entre os mortos, estavam um policial e um agente de segurança privado, confirmou Irfan Ashraf, autoridade policial de Lahore.

De acordo com Ashraf, ambos deram a sua vida para evitar que os terroristas ingressem e acionem as suas bombas dentro das igrejas.