A exposição fotográfica “O essencial é invisível aos olhos, mas não para o coração” pode ser vista até o dia 31 de março, no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis (RJ). A premiação do II Concurso Fotográfico “Vida em Movimento” e a abertura da exposição aconteceu no início deste mês. O vencedor, entre 18 finalistas, foi Igor Pereira (foto), de São Bernardo do Campo, com a fotografia “Laços de amizade”. O concurso foi organizado pelo Centro de Estudos Culturais (CEC-Brasil).

“Só o fato de ser um finalista em uma exposição na Cidade Imperial, repleta de história, já me deixou muito feliz e me motivou a aproveitar a oportunidade para conhecer Petrópolis. Mas tive aqui a surpresa de ser o vencedor”, disse Igor.

O fotógrafo venceu o concurso flagrando o instante em que um morador de rua beija um cão, em uma foto que emociona, aliando técnica e sensibilidade.

“Mesmo em uma situação trágica como a de um morador de rua, a beleza se revela”, disse o bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, que visitou a exposição. Ele se declara emocionado diante de todos os trabalhos que viu por captarem o belo, que ele associa com a própria presença divina. “A palavra beleza vem das palavras hebraicas – beht ,el, tza – que se traduz por “a casa onde Deus brilha”, ensinou o bispo.

O diretor do CEC-Brasil, Martín Ugarteche Fernández, recordou que “Vida em Movimento é uma iniciativa que busca despertar a sensibilidade para a dignidade de toda pessoa humana e dos valores espirituais presentes no mundo”.

Para o presidente da Sociedade Petropolitana de Fotografia (SOPEF), Erick Abrunhosa, a qualidade encontrada nesses trabalhos foi muito surpreendente.

“Como era um concurso aberto a amadores, eu não esperava um nível tão alto. Também foi elevado o nível de adequação ao tema, e há muita sensibilidade nas imagens. O resultado está 100%”, ressaltou Erick, que foi membro do corpo de jurados.

Os finalistas são: Tatiana Pires de Oliveira Morais Nogueira (“Rir do que te faz a alma sorrir” e “Observando o crescer do próprio porvir”), Isadora Rampini, (“Flor” e “Esperança”), Agatha Lima (“Pezinho”), Víctor de Carvalho Alves (“Pose da via láctea”), Victor Sebastian Pecsen (“Seus passos”), Narjara Danelon (“Alegria”), Marcos da Silva Xavier de Carvalho (“Praia”), Pryscila Morais (“Pai e filho”), Rogério Pires Rodrigues (“A liberdade de voar em uma tarde de verão”), TamioItida Junior (“Luz das nações”), Alex de Mattos (“Nos tempos modernos”), Cleivison Montenário Simões (“O beijo”), Sandra viteziramiro(“Amor incondicional”), Allan Phablo de Queiroz (“Bancos testemunhas do invisível” e “A esperança e o futuro”), Jaciara Raimonise da Silva (“Mão, amigo e coração”), Lívia Delgado (“Na alegria de um instante de amizade”) e Alice Venturi (“A alegria de Luisa”).

Participaram no concurso mais de 100 fotógrafos, com mais de 243 fotografias, de 28 cidades e 7 estados diferentes do Brasil. A exposição pode ser visitada de terça a sábado de 13h às 18h e domingos de 13h às 17h.

Confira as fotos finalistas: http://vidaemmovimento.org/finalistas-da-2o-edicao-do-concurso-vida-em-movimento-2015/